Apresentação

Objetivos

  • Compreender os fundamentos teóricos da gestão de marketing
  • Capacitar os estudantes para a aplicação prática de ferramentas de gestão de marketing
  • Estimular os estudantes para a investigação aplicada e para a resolução de problemas concretos nas organizações

Funcionamento

As aulas do curso funcionam na sala EWP - Consultoria e Gestão, da Faculdade de Economia, sector das pós-graduações, à sexta-feira, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00, e aos sábados, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00. Em situações excecionais poderá ser necessário agendar aulas à quinta-feira, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

Corpo Docente

O Mestrado em Marketing Management conta com a colaboração de docentes com elevada qualificação nas diversas áreas disciplinares relevantes para o curso, a generalidade dos quais doutorados na área da Gestão. A maioria dos nossos docentes é membro integrado de centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom ou Excelente. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, este mestrado conta também com a colaboração de docentes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, assim como de outras instituições de ensino superior, nomeadamente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Portalegre.

Bernadete Sequeira, Professora Auxiliar na FEUAlg, é membro da Direção do Mestrado em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentora do grau de doutor em Sociologia (Universidade de Évora), e mestre em Organização e Sistemas de Informação (Departamento de Gestão, Universidade de Évora). É membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e membro colaborador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). É autora de diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação incluem Sociologia das Organizações, Sociologia do Conhecimento, Gestão de conhecimento, Gestão de Recursos Humanos e Turismo. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Metodologias de Investigação.

Cristina Viegas é Professora Auxiliar na FEUALG e membro do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE). É detentora do grau de doutor em Gestão, especialização em finanças e contabilidade, e do grau de mestre em Gestão. Os seus principais interesses de investigação são na área das finanças e tem publicado alguns dos seus trabalhos em revistas nacionais e internacionais tais como o Quantitative Finance e o The Journal of Risk Finance. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Finanças para Marketing.

Dinis Caetano é professor auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador no domínio do empreendedorismo, com recentes trabalhos realizados para o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É detentor do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, domínio científico de Gestão, pela UAlg, e do grau de mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo pela UAlg. Os seus principais interesses de investigação, nas áreas do empreendedorismo e inovação, surgiram no âmbito da sua experiência durante 12 anos como diretor de uma incubadora de empresas vocacionada para a criação e consolidação de empresas startups. Tem artigos publicados em revistas científicas e tem dado o seu contributo à divulgação do empreendedorismo através de artigos de opinião em jornais regionais e nacionais. É autor do livro “Empreendedorismo e Incubação de Empresas – Uma aplicação ao caso português”, publicado em 2012 pela editora Bnomics. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Finanças para Marketing.

Dora Agapito é Professora Auxiliar da FEUALG e investigadora no Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs). É doutorada em Turismo, na vertente Gestão, mestre em Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação. Anteriormente, desempenhou funções de senior lecturer no departamento de marketing e turismo da University of Lincoln, no Reino Unido, e foi-lhe atribuida a 'fellow membership' da Higher Education Academy. Autora e revisora em diversas publicações científicas internacionais, participa regularmente em projetos de investigação/consultoria e é membro do conselho editorial do journal ‘Destination Marketing and Management’. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas seguintes áreas: experience design, marketing sensorial, comportamento do consumidor, marketing social e marketing turístico. No Mestrado em Marketing é docente na unidade curricular de Marketing Social para as Organizações.

José de São José é Professor Auxiliar na FEUALG e membro do CinTurs. É detentor do grau de mestre em Ciências Sociais, especialização “Família: olhares interdisciplinares”, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade “Sociologia Geral”, atribuído igualmente pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É subdiretor do curso de Licenciatura em Sociologia. Os seus interesses de investigação incidem sobre os cuidados sociais para as pessoas idosas, a dignidade nas fases adiantadas da vida e as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento. Tem publicado a sua investigação em revistas científicas internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Metodologias de Investigação.

Júlio Mendes é Professor Auxiliar na FEUAlg. Detentor do grau de doutor em Gestão, especialização em Estratégia e Comportamento Organizacional, mestre em Ciências Económicas e Empresariais. É Diretor do Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas e membro da Direção do mestrado em Marketing Management. É membro do CinTurs. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com as temáticas da gestão da qualidade, experiência turística, gestão de eventos, marcas e satisfação dos consumidores. É autor de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas unidades curriculares de Gestão da Distribuição e Vendas e Marketing de Experiências.

Luís Nobre Pereira é Professor Adjunto na ESGHT. Tem agregação em Gestão de Informação, na especialidade de Sondagens e Estudos de Mercado, pela Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão e mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVAIMS – Universidade Nova de Lisboa. Os seus atuais interesses de investigação incluem o desenho e implementação de recolhas de dados por amostragem, os estudos de mercado e aplicação e desenvolvimento de métodos de investigação para aprofundar a compreensão do comportamento do consumidor e para melhorar a tomada de decisões de Marketing. É autor de dezenas de publicações em revistas nacionais e internacionais. Coordenou e participou e em vários projetos de investigação e de prestação de serviços, entre os quais destaca os projetos ShapeTourism e TourMedAssets. Também tem lecionado cursos de curta duração na área das Sondagens para o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, o Banco de Portugal e outros produtores de estatísticas oficiais em países estrangeiros. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Estudos de Mercado.

Magda Wikesjö, Assistente Convidada na FEUAlg, é detentora do grau de Mestre em Marketing Management e Doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, pela UAlg. Desempenhou funções como Chefe de operações e direção de marketing em empresas internacionais. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente comportamento do consumidor e comunicação), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventscape) e da cultura (a cultura como pilar de desenvolvimento). No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Comportamento do Consumidor.

Manuela Guerreiro, Professora Auxiliar na FEUALG, é diretora do mestrado em Marketing Management e Co-Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). É detentora do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, pela UAlg, e mestre em Gestão e Administração do Património Cultural, pela UAlg e Université Paris VIII. Desempenhou funções como diretora de Marketing e Comunicação na Orquestra do Algarve e vereadora da Cultura, Turismo e Educação numa Câmara Municipal. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marcas e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventos) e da cultura, (nomeadamente marketing Cultural e de eventos). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas unidades curriculares de Gestão da Marca e da Comunicação e Gestão Cultural e Eventos.

Margarida Santos é Professora Adjunta na ESGHT, diretora do Núcleo de Marketing e coeditora da Revista - Tourism & Management Studies. É detentora do grau de doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro, mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo pela Ualg. Desempenhou funções como Station Manager da Companhia de Aviação - LTU. Os seus interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente do comportamento do consumidor em turismo), do Turismo (competitividade dos destinos e inovação). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente da unidade curricular de Planeamento e Estratégia de Marketing.

Nelson de Matos é Professor Adjunto convidado na ESGHT, onde leciona várias unidades curriculares no âmbito do Marketing e Turismo. É membro da Direção do mestrado em Marketing Management e membro integrado do CinTurs – Research Center for Tourism Sustainability and well-being. Detentor do grau de doutor em Turismo pela Ualg, tem desempenhado  várias funções de gestão ligadas ao marketing no ramo dos serviços em geral e hotelaria em particular. Participou enquanto formador e consultor de marketing em vários projetos empresariais nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marketing de experiências e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente marketing dos destinos e experiência turística). É autor de publicações em livros, capítulos de livros e revistas científicas nacionais e internacionais indexadas. No Mestrado em Marketing Management é docente nas unidades curriculares de Marketing de Experiências e de Simulador de Gestão de Marketing.

Nicolau Miguel Almeida é doutorado em Gestão pela Universidade de Lisboa. Professor das áreas da gestão, do marketing e do turismo no Instituto Politécnico de Portalegre e Professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Coordenador da Licenciatura em Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Membro colaborador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve e membro da C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e a Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre. Membro do Comité Científico do Journal of Tourism & Management Studies. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre. Desempenhou funções de vice-presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão durante mais de 14 anos. Especialista/consultor em gestão nas áreas da  hotelaria e restauração, indústria de rochas ornamentais, vinho e azeite. Com interesse de investigação na gestão da experiência do cliente, no marketing experiencial, na experiência do consumidor, na experiência turística, na gestão da relação com o consumidor, no empreendedorismo e na logística. Autor de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Gestão da Relação com o Consumidor.

Patrícia Pinto é Professora Associada com agregação, detentora do grau de doutor em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão, na especialidade de Estatística. É membro da Direção do mestrado em Marketing Management e Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos estatísticos e modelação sobretudo das áreas do Marketing e do Turismo. É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas unidades curriculares de Metodologias de Investigação.

Pedro Quelhas Brito é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É detentor do grau de Doutor em Consumer Psychology pela UMIST - United Kingdom e Mestre em Economics pela FEP-UP, e diretor do mestrado em Gestão Comercial. Autor do livro Como Fazer promoção de Vendas, no Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Comportamento do Consumidor.

Especialistas Convidados

Dália Paulo, Museóloga e Gestora Cultural. É Diretora Municipal da Câmara Municipal de Loulé. Foi Comissária do Programa “365 Algarve”, Gabinete Secretário de Estado da Cultura. Foi Diretora de Departamento e Chefe de Divisão, Câmara Municipal de Loulé, (2014 a 2016). É Presidente Direção da Acesso Cultura. É Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM. Mestre em História da Arte Portuguesa, Universidade do Algarve. Pós-graduada em Arqueologia Romana e Licenciada em História Variante de Arqueologia, Universidade de Coimbra. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve (2009 a 2013), participou nas secções especializadas do Conselho Nacional de Cultura – do património arquitetónico e arqueológico e dos museus, da conservação e restauro e do património imaterial. Foi Diretora Museu Municipal de Faro (2002 a 2009) e Diretora Revista MUSEAL (2006 a 2009). Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). É detentora do título de Especialista, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Gestão Cultural e Eventos.

João Pedro Gonçalves. Mestre em Economia Internacional pela Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e com MBA pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Licenciatura em Economia pela Universidade de Évora. Frequentou diversas Pós-Graduações com destaque para o Programa Avançado de Gestão da Universidade Católica. Desempenhou diversos cargos nos CTT Correios de Portugal, com destaque para o exercício de funções de Diretor de Marketing Estratégico e de Marketing de Empresas. Entre 2008 e 2012 assumiu a docência da disciplina de Marketing Estratégico na Pós-Graduação de Marketing Management, no IPAM. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial nos CTT Correios sendo responsável pelas principais contas do segmento empresarial, as quais ascendem a cerca de 200 M €. No âmbito das suas funções profissionais, apoia os principais e-sellers nacionais e internacionais ao nível da implementação das suas operações no mercado português. Participa, como orador convidado, em diversas Conferências e Workshops relacionados com e-commerce. No Mestrado de Marketing Management, é docente na unidade curricular de Gestão da Distribuição e Vendas, onde participa como especialista convidado de e-commerce.

Luís Madureira é Fundador e Managing Partner da ÜBERBRANDS, ex-Líder Global da Prática de Inteligência Competitiva da Ogilvy Consulting, e possui uma vasta experiência em Consultoria – Ogilvy, ÜBERBRANDS – e no Grande Consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken. Desempenhou cargos de liderança em Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing, e Vendas, quer local, quer globalmente. Em reconhecimento pelo seu contributo no desenvolvimento do Competitive Intelligence, foi-lhe atribuído o estatuto de CI Fellow pelo Council of CI Fellows, é Chairman da SCIP Portugal, Keynote Speaker, e Professor a nível internacional. Autor do SMINT, a primeira abordagem ao CI em tempo real, e do INNOVaction, um programa de inovação integrado. Licenciado pela NOVA SBE em Economia, possui a certificação CIP-I & II pela Academy of CI e é Doutorando da NOVA IMS em Sistemas de Gestão de Informação e Decisão. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Estudos de Mercado.

Nelson Pimenta, é pós-graduado em Gestão do Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica de Lisboa, estudou Engenharia Mecânica no IST - Instituto Superior Técnico até 1999, altura em que iniciou a carreira como produtor HTML, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos focados exclusivamente em Internet, na agência web Absolut-System. Em 2001 integrou a Ogilvy Portugal, como Senior Web Producer, especializando-se como Web Strategist, função que ocupou entre 2009 e 2012. Em 2012, assumiu a posição de Head of Social Media para todas as marcas do Grupo Ogilvy, tendo sido responsável por marcas como a Nestlé, Sacoor Brothers, LG, Audi, Volkswagen, Água de Luso, Unitel e Universal Music. Em 2015 passou a desempenhar funções de CEO da Seegno (http://seegno.com), uma empresa tecnológica que desenvolve projetos digitais para mais de 12 países espalhados pelo mundo, onde permaneceu até 2017. Atualmente, é Diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia onde lidera o processo de Transformação Digital das Rádios – Renascença (https://rr.sapo.pt/ ), RFM (https://rfm.sapo.pt/ ) e Megahits (https://megahits.sapo.pt/). Mantém presença assídua nas redes sociais como @catroga. É detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Marketing Digital.

Paulo de Vilhena, MBA Pela Universidade Católica Portuguesa, trabalhou 10 anos na área da Gestão de Fortunas como Private Banker. Em 2005 dedicou-se ao Business Coaching e, em 2008, foi eleito um dos futuros líderes empresariais do nosso País. Em 2009, foi finalista do prémio para a pessoa mais motivadora de Portugal na categoria de Top Management. Empresário com interesses em vários sectores de atividade publicou a sua primeira obra em Abril de 2010, O Livro Secreto das Vendas – O Mapa Mental dos Super Comerciais Desvendado. É ainda autor de outras obras, podendo destacar-se as seguintes: O Livro Secreto do Crescimento de Negócios (março 2012), O Mapa da Independência Financeira (junho de 2013), A Arte da Guerra nas Vendas, em coautoria com Nuno Gomes (novembro de 2014), Tudo o que Aprendeu Sobre Vendas Está Errado… Ou Precisa de Ser Revisto (outubro de 2015). Business Coach de alguns líderes empresariais em Portugal é detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na unidade curricular de Gestão da Distribuição e Vendas.

Oradores Convidados em Seminários e Workshops

Profissionais com grande experiência em áreas específicas da gestão de Marketing:

  • Ana Raquel Sousa, ACNielsen
  • Cristina Amaro, Empower brands Community
  • Diogo Rojão, Zoomarine
  • Filipa Filipe, Odisseias
  • João Durão, IBM Portugal
  • Miguel Honrado, Orquestra Metropolitana Portuguesa
  • Paulo Lopes, EWP Consultoria
  • Rui Ribeiro, Mindshare Portugal

Propinas e taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais*: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas aos cursos de Mestrado são efetuadas através do Portal Académico.
 
Saídas Profissionais

Este curso de segundo ciclo permite a aquisição de competências técnico-científicas no domínio da gestão de marketing o que assegurará um elevado padrão de rigor e qualidade no desempenho de atividades de gestão com especial enfoque na área funcional do Marketing. Para além das competências estruturantes e transversais próprias da gestão de Marketing, este curso oferece ainda a possibilidade dos seus alunos desenvolverem competências em áreas específicas inovadoras através da oferta de Unidades Curriculares optativas. Destacam-se a este nível a Gestão de Marketing Cultural e de Eventos, o Marketing das Experiências, o Marketing Digital, o Marketing para as Organizações sem Fins Lucrativos ou o Marketing Turístico.

O Mestrado em Gestão de Marketing prepara os seus diplomados para o exercício de cargos diversos, nomeadamente gestor de marketing, gestor de marcas, gestor de canais de distribuição, gestor de vendas, gestor de comunicação, gestor de eventos, gestor marketing digital, gestor marketing turístico, gestor de marketing cultural, gestor de marketing social, estudos de mercado, entre outros.

Estão em negociação parcerias com empresas e entidades públicas a nível regional e nacional com o propósito de facilitar o acesso dos estudantes aos estágios e, por esta via, ao mercado de trabalho com impacto positivo ao nível da transferência do conhecimento.