Gestão de Unidades de Saúde
Objetivos
Em particular, pretende-se que o Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde desenvolva nos mestrandos a capacidade de analisar situações e encontrar soluções integradas para os problemas de gestão das unidades de saúde.
Simultaneamente, espera-se que o mestrado promova a criação e divulgação de investigação científica com projeção nacional e internacional nesta importante área do conhecimento.
Funcionamento
As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a estudos de caso, os trabalhos em grupo e os seminários de especialistas convidados.
A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes de avaliação.
Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.
Corpo Docente
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde conta com a colaboração de cerca de 20 docentes, a maioria dos quais doutorados na área da Gestão e pertencentes a centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, o mestrado conta também com a colaboração de docentes de outras instituições de ensino superior e de profissionais com grande experiência na gestão de instituições de saúde.
Apresenta-se, seguidamente, uma breve biografia dos docentes que colaboram no Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde:
Alejandro Orgambídez-Ramos é professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). O professor Alejandro é detentor do grau de mestre em Psicossociologia e Ergonomia no Trabalho, e do grau de Doutor em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Huelva (Espanha). Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com o bem-estar, o burnout e o engagement no trabalho, e as estratégias de empowerment nas organizações, e tem publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais tais como Journal of Work and Organizational Psychology, Stress and Anxiety, Journal of Industrial Engineering and Management.
Carla Amado é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE), centro classificado com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A professora Carla Amado é detentora do grau de mestre em Economia e Econometria pela Universidade de Manchester, e do grau de doutor em Estudos Industriais e de Gestão pela Universidade de Warwick. Os seus principais interesses de investigação são na área da avaliação e gestão do desempenho no setor público, e tem publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais de prestígio tais como o Omega, European Journal of Operational Research, Journal of the Operational Research Society,Health Care Management Science e Health Policy.
Carlos Cândido é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do centro de investigação CEFAGE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo. O professor Carlos Cândido é detentor do grau de mestre em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e do grau de doutor em Gestão Estratégica pela Sheffield Hallam University. Os seus principais interesses de investigação são na área da gestão estratégica e gestão da qualidade, e os seus trabalhos têm sido publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo a International Journal of Operations & Production Management, a Total Quality Management & Business Excellence e o Journal of Management & Organization. É também autor do livro “Estratégia Empresarial – Conceitos, Processos e Instrumentos”, da editora Sílabas & Desafios.
Dora Agapito é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro da direção do Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas e do Mestrado em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura na UAlg. É doutorada um Turismo, na vertente Gestão, mestre em Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação. É investigadora no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), autora e revisora em diversas publicações científicas internacionais, participando em vários projetos de investigação/consultoria. Formadora desde 2008, desempenhou funções de jornalista durante cerca de três anos. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas seguintes áreas: comportamento do consumidor, marketing sensorial, marketing social e marketing turístico.
Guilherme Castela é diretor do curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO), centro classificado com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O professor Guilherme Castela é detentor do grau de doutor em Estatística pela Universidade de Salamanca e especialista em análise multivariada de dados. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos nas áreas da gestão da saúde, estratégia, marketing, turismo e sociologia.
Helena Almeida é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do CIEO. É detentora do grau de doutor em Psicologia Organizacional e é especialista nas áreas da gestão estratégica de recursos humanos e comportamento organizacional. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com a transferência do conhecimento, ecossistemas empreendedores, empowerment e inovação. É autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais com processo de revisão e de capítulos de livros internacionais. É ainda autora de livros científicos nacionais como “Gestão dos Recursos Humanos – Da Estratégia à Prática“, “Comportamento Organizacional”, “O Potencial Motivador do Trabalhador” e “Design em Portugal”.
Ileana Monteiro é professora adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. É detentora do grau de mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e do grau de doutor em Psicologia das Organizações pela Universidade do Algarve. É membro do CIEO e os seus interesses de investigação prendem-se com a área da psicologia das organizações, criatividade e inovação organizacional. É autora de várias publicações científicas em revistas nacionais e internacionais.
João Vidal é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, doutorando em Turismo pela mesma Faculdade e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). É advogado desde 1994 e docente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve desde 1999. É ainda coautor do livro intitulado “Paquetes dinâmicos: problemas y soluciones jurídicas desde una perspectiva internacional”, editado pela Dykinson em 2014.
Joel Guerreiro é licenciado em Informática e mestre em Gestão Empresarial. Foi coordenador do Serviço de Informática do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e parte integrante da equipa de Tecnologias e Sistemas de Informação deste centro hospitalar. É atualmente Diretor dos Serviços de Informática da Universidade do Algarve. É também docente responsável por várias unidades curriculares na área das tecnologias e sistemas de informação no ISMAT e Instituto Piaget em Silves.
Jorge Andraz é professor auxiliar com agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do CEFAGE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia. É autor de vários livros relacionados com a temática dos efeitos macroeconómicos dos investimentos públicos, e de vários artigos científicos publicados em jornais internacionais nas áreas da econometria aplicada, focados essencialmente nas questões do crescimento económico, impactos das políticas públicas e turismo.
José de São José é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). É também Diretor do curso de Licenciatura em Sociologia. É detentor do grau de mestre em Ciências Sociais, especialização “Família: olhares interdisciplinares”, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade “Sociologia Geral”, atribuído igualmente pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre os cuidados sociais e de saúde para as pessoas idosas, a dignidade nas fases adiantadas da vida, envelhecimento ativo, e políticas públicas relacionadas com o envelhecimento. Tem publicado a sua investigação em revistas científicas internacionais, tais como Social Policy & Administration, Sociological Research Online, Health & Social Care in the Community, Análise Social e Sociologia-Problemas e Práticas.
José Queimado é licenciado em Economia e Administrador do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul/Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, EPE. Foi diretor geral do HSG Lagos, S.A. e diretor executivo do ACES Algarve I – Central, membro do grupo nacional para a contratualização, diretor do departamento de contratualização da ARS Algarve, coordenador de gestão do Centro de Saúde de Faro e responsável pela agência de contratualização dos serviços de saúde do Algarve.
Luis Coelho é professor auxiliar e diretor do Mestrado em Finanças Empresariais na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e membro integrado do CEFAGE, sendo atualmente o diretor do Setor de Pós-Graduações e o diretor do Mestrado em Finanças Empresariais da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield, e do grau de doutor em Gestão, especialização em Finanças e Contabilidade, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas das finanças empresariais, mercados de capitais e contabilidade, onde tem publicado vários artigos científicos. É também autor do livro "The Aftermath of Chapter 11 Bankruptcy: a Comprehensive Analysis" , pulicado pela editora Lambert Academic Publishing.
Manuel Carmo Gomes é mestre em Probabilidades e Estatística e doutorado em Biologia pela Memorial University of Newfoundland, Canadá. É professor associado com agregação da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, onde rege unidades curriculares de Epidemiologia e coordena o Mestrado em Biologia Molecular. Desde 1998 é membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção Geral da Saúde, tendo participado nas revisões do Programa Nacional de Vacinação e integrado grupos de trabalho sobre sarampo, papiloma vírus, meningococo, pneumococo, e tosse convulsa. Os seus interesses de investigação são no domínio da epidemiologia de doenças transmissíveis, sendo autor de cerca de 40 publicações internacionais.
Manuela Guerreiro, Professora Auxiliar na FEUALG, é diretora do mestrado em Marketing Management. É detentora do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, pela UAlg, e mestre em Gestão e Administração do Património Cultural, pela Ualg e Université Paris VIII. É membro do CIEO. Desempenhou funções como diretora de Marketing e Comunicação na Orquestra do Algarve e vereadora da Cultura, Turismo e Educação numa Câmara Municipal. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marcas e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventos) e da cultura, (nomeadamente marketing Cultural e de eventos). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde é docente na unidade curricular de Marketing de Serviços de Saúde.
Patrícia Pinto é professora associada com agregação e membro da direção do curso de Mestrado em Gestão de Marketing e do Programa de Doutoramento em Turismo na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentora do grau de doutor em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Universidade do Algarve e vice presidente do CIEO. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos estatísticos e modelação a várias áreas do conhecimento. É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais de renome incluíndo no Tourism Management, Journal of Business Research e Communications in Statistics-Theory and Methods.
Rúben Peixinho é professor auxiliar e diretor do curso de Mestrado em Contabilidade na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield, e do grau de doutor em Gestão, com especialização na área de Contabilidade e Finanças, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas da contabilidade e finanças, onde é autor de vários artigos científicos.
Rui Nunes é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de doutor e mestre em Economia, especialização em Econometria, pela Universidade de Manchester. É diretor da Faculdade de Economia e diretor do programa de doutoramento em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão e membro do CIEO. Os seus interesses de investigação prendem-se fundamentalmente com a aplicação de métodos quantitativos às áreas de economia e gestão, tendo várias publicações nacionais e internacionais, incluindo publicações no Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine e Communications in Statistics-Theory and Methods.
Sérgio Santos é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, membro integrado do CEFAGE e colabora com o ISCTE Business School ao nível do programa de doutoramento em Business Administration. O professor Sérgio Santos é detentor do grau de mestre em Economia e Econometria pela Universidade de Manchester, e do grau de doutor em Gestão pela Universidade de Strathclyde. Os seus principais interesses de investigação são na área de avaliação e gestão do desempenho organizacional, tendo publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais de renome tais como o European Journal of Operational Research, Omega, Health Care Management Science, Health Policy, Journal of the Operational Research Society, e International Journal of Operations and Production Management.
Propinas e taxas 2021/2022
Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)
Candidatos internacionais*: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)
Taxa de candidatura: 50 Euros
Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros
Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.
Faculdade de Economia
Campus de Gambelas, edifício 9, 8005-139 Faro
Telefone: + 351 289 800 986 | + 351 289 800 915
E-mail: femest@ualg.pt
Diretor(a)