Apresentação
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pretende proporcionar uma visão aprofundada da Gestão a profissionais de instituições de saúde, ou potenciais intervenientes na gestão de unidades de saúde, mediante a oferta de uma formação avançada e interativa que seja atual e que esteja em conformidade com as exigências do mercado de trabalho.

Objetivos

Em particular, pretende-se que o Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde desenvolva nos mestrandos a capacidade de analisar situações e encontrar soluções integradas para os problemas de gestão das unidades de saúde.

Simultaneamente, espera-se que o mestrado promova a criação e divulgação de investigação científica com projeção nacional e internacional nesta importante área do conhecimento.

Funcionamento

As aulas funcionam remotamente (online) à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; presencialmente à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00. 

As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a estudos de caso, os trabalhos em grupo e os seminários de especialistas convidados.

A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes de avaliação.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

Legislação Aplicável

Alterado em 2018 (Aviso 5747/2018, DR, 2ªs, n.º 83 de 30 de abril)

Corpo Docente

O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde conta com a colaboração de cerca de 20 docentes, a maioria dos quais doutorados na área da Gestão e pertencentes a centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, o mestrado conta também com a colaboração de docentes de outras instituições de ensino superior e de profissionais com grande experiência na gestão de instituições de saúde.

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"