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A UAlg promove oportunidades de mobilidade tanto em território nacional, como estrangeiro, de acordo com os projetos, parcerias e financiamento disponíveis para diversas instituições de ensino superior.
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O que é um período de mobilidade/intercâmbio?

O período de mobilidade/intercâmbio é a oportunidade de efetuar parte dos teus estudos e/ou um estágio em uma outra universidade/empresa, através do Programa ERASMUS+ ou através de Protocolos Gerais de Cooperação, para além de outras iniciativas. Existe também a possibilidade de fazer um, ou dois semestres, numa Instituição de Ensino Superior (IES) portuguesa ao abrigo de Programas nacionais, como: Almeida Garret (ensino universitário) e Vasco da Gama (ensino politécnico).

Quais os requisitos necessários para fazer um período de mobilidade/intercâmbio?

É obrigatório que te encontres matriculado na Universidade do Algarve e que, no momento em que inicies o período de mobilidade tenhas completado, no mínimo, 60 créditos ECTS do plano de estudos. Ao abrigo do Programa Erasmus+, as mobilidades podem ser de 2 tipos: para efeitos de estudo (duração mínima de 3 meses (90 dias) e máxima de 12 meses) e para efeitos de estágio (duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses). Ao abrigo dos Programas nacionais e dos Protocolos de cooperação as mobilidades podem decorrer durante um ou dois semestres do ano letivo.

 

Ao abrigo do Programa Erasmus+ / Protocolo Geral de Cooperação

Quem pode candidatar-se?

Ao abrigo do Programa Erasmus+ os estudantes podem fazer uma mobilidade combinada, ou seja, de estudos e/ou de estágio, desde que a mesma decorra no ciclo de estudos em que se encontram inscritos e, desde que as mobilidades não ultrapassem os 12 meses.

Podem candidatar-se ao Programa Erasmus+ para estudos estudantes de qualquer ciclo de estudos (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento), desde que exista um acordo bilateral entre instituições na área de estudos.

É obrigatório que no momento em que inicie o período de mobilidade o estudante tenha completado, no mínimo, 60 créditos ECTS do plano de estudos.

A Universidade do Algarve possui o regulamento geral do Programa Erasmus+ (ver caixa de documentos), contudo, e atendendo a determinadas áreas de estudo/cursos específicos poderá cada Escola/Faculdade definir critérios “internos” de elegibilidade, pelo que, é altamente recomendável que contacte o Coordenador de Mobilidade da sua Unidade Orgânica.

Fases de candidatura

A candidatura decorre, geralmente, durante o mês de fevereiro do ano letivo anterior, ao ano letivo em que pretende realizar a mobilidade/intercâmbio.

A abertura das candidaturas é divulgada na intranet da UAlg e através de email para todos os estudantes inscritos.

Processo de candidatura

Os interessados devem contactar o Coordenador de Mobilidade da Unidade Orgânica correspondente, e procurar informações sobre as Universidades com as quais existem acordos bilaterais/protocolos válidos na sua área de estudos.

Passo a Passo:

  • Navegar nos sites das Instituições de Ensino Superior Estrangeiras com as quais existem acordos bilaterais válidos e na tua área de estudos para recolher informações sobre a própria instituição, planos de estudo, prazos de candidatura, calendários, localização, cursos de línguas, alojamento e outras informações pertinentes
  • Realizar a candidatura online anexando todos os documentos requeridos e dentro dos prazos definidos. Poderás escolher no máximo 5 instituições de destino (para uma fácil submissão da candidatura recomenda-se a consulta do Guia Mobilidade Net, Mobilidades Outgoing)
  • Caso tenhas sido pré-selecionado(a), deverás definir o teu plano de estudos (Learning Agreement) e submetê-lo para aprovação ao Coordenador de Mobilidade da tua Unidade Orgânica;
  • Após seleção dos candidatos o GRIM procede à nomeação junto da Universidade de acolhimento onde cada estudante ficou colocado.
  • Após esta nomeação, o estudante deverá realizar a candidatura à instituição de acolhimento, respeitando os prazos de candidatura. Por norma as candidaturas são online e o estudante deverá dar conhecimento ao GRIM.
  • Posteriormente, o estudante recebe da instituição de acolhimento uma carta de aceitação, assim como, informação diversa (calendário escolar, sessão de acolhimento, etc.) que pode variar de instituição para instituição.
  • O GRIM solicitará o envio da carta de aceitação e Learning Agreement assinado, por forma a proceder a emissão do contrato de bolsa Erasmus+.
  • Informação sobre alojamento e viagem é da responsabilidade do estudante selecionado.

Processo de seleção

  • A seleção dos estudantes é feita após o fim das candidaturas e aprovação das mesmas pelo coordenador de mobilidade de cada Escola/Faculdade na plataforma Mobilidade.net.
  • Na seleção é levado em consideração a média do estudante e quantos ECTS estão concluídos no momento da candidatura.
  • A conta realizada para o cálculo da nota é: Nota para seleção de mobilidade = 0.5 x (Media de curso do estudante) + 0.5 x (Pontuação pelos ECTS completos*)
*Pontuação dos ECTS  
Até 60 ECTS 5 pontos
60 até 75 ECTS 10 pontos
Mais de 75 ECTS 20 pontos
  • O sistema de candidatura realiza a seleção e a distribuição das vagas conforme a nota obtida por cada estudante, de cada Unidade Orgânica (a Faculdade de Economia e a Escola Superior de Hotelaria, Gestão e Turismo realizam suas seriações em conjunto, porque partilham vagas de áreas de estudo similares).
  • As bolsas são destinadas aos primeiros colocados de cada Unidade Orgânica, conforme a quantidade de bolsas destinadas a mesma.

Para informações adicionais contactar o coordenador de mobilidade da sua Escola/Faculdade.

Bolsas

A Bolsa de Mobilidade Erasmus+ visa cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino.

Ser selecionado para uma mobilidade Erasmus+ não implica necessariamente usufruir de uma bolsa de mobilidade remunerada.

O valor das bolsas é definido para cada ano académico. A Comissão Europeia definiu três grupos de países (1 - custo de vida elevado, 2 - custo de vida médio e 3 - custo de vida reduzido), para os quais estipulou a atribuição de valores idênticos e fixos de bolsa, definidos pelas Agências Nacionais em cada país.

As bolsas serão atribuídas de acordo com o valor do país de destino e para um número definido de dias de mobilidade, que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade, ou que pode ser combinado com um número adicional de dias a “bolsa zero” (sem financiamento).

Não é possível garantir a atribuição de bolsa a todos os estudantes, mas a mobilidade Erasmus pode decorrer sem a atribuição de financiamento comunitário, ou seja, a “bolsa zero”, sendo que o estudante beneficia de todas as condições e direitos de participação no Programa (isto é, o não pagamento de propinas na instituição de destino, acesso aos serviços da mesma durante o período de mobilidade Erasmus).

Antes do início da mobilidade Erasmus, todos os estudantes devem assinar com a UAlg o contrato de bolsa Erasmus quer seja com atribuição de bolsa, quer seja com bolsa zero. Nenhum estudante deve sair em mobilidade sem ter assinado o contrato de bolsa Erasmus.

O tratamento de todas as questões práticas tais como, a viagem e o alojamento, são da inteira responsabilidade do estudante.

Documentos necessários para assinatura de Contrato de bolsa Erasmus+:

  • Cópia do Cartão de Cidadão
  • Cópia do Passaporte e Título de Residência (se aplicável)
  • Cópia do NIF Português
  • Cópia do documento do banco com os dados bancários
  • Print screen do ecrã confirmando o preenchimento do LA digital no sistema
  • Learning Agreement

O Contrato de Estudos (Learning Agreement for Studies) deve estar assinado pelas 3 partes: estudante, instituição de origem e instituição de acolhimento. O envio do contrato de estudos para a instituição de acolhimento e a recolha das respetivas assinaturas é da responsabilidade do estudante.

Check-list

  • Verifica os prazos e procedimentos para submeter a candidatura online em Mobilidade.net
  • Escolhe o país e universidade anfitriã pretendido
  • Contacta o Coordenador de Mobilidade da Unidade Orgânica
  • Assegura a inscrição nos Serviços Académicos (obrigatório)
  • Confirma as datas de chegada e partida (prevista)
  • Assina o contrato de bolsa Erasmus+
  • Verifica se tens válido o Cartão Europeu de Seguro de Doença e/ou outro tipo de seguro de saúde
  • Verifica se tens alojamento durante a mobilidade
  • Verifica se existe a Erasmus Student Network no país de destino e contacta-a solicitando ajuda na chegada
  • Realiza os testes OLS (Online Linguistic Support) antes e durante a mobilidade que possam ser necessários

 

Certifica-te de que entregaste todos os documentos devidamente assinados e/ou preenchidos, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade.

 

Não te esqueças de fazeres-te acompanhar dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade ou Passaporte (original e cópias)
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença (original e cópias)
  • Confirmação da sua aceitação na Universidade de Acolhimento e, também do LA
  • Confirmação do alojamento na Universidade de Acolhimento (se aplicável)
  • Meios de subsistência
  • Deves solicitar ao Gabinete de Relações Internacionais da Universidade de Acolhimento que validem o certificado de chegada
  • Deves enviar ao GRIM, através de email, o certificado de chegada devidamente preenchido e assinado pela Universidade de Acolhimento (até 1 semana após a chegada, obrigatoriamente)
  • Caso precises de fazer alterações ao LA inicial, não te esqueças de contactar, e enviar, ao Coordenador de Mobilidade da Unidade Orgânica para aprovação (não deverá ultrapassar 1 mês após o início da mobilidade). Muito importante, deverás alterar o plano de creditações, previamente acordado.

Solicita:

  • Certificado de Frequência, devidamente assinado e carimbado, com as datas de chegada e de partida à Universidade de Acolhimento. Este documento deverá ser enviado ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Registo de Notas (Transcript of Records) à Universidade de Acolhimento;
  • Procedimento para terminar o processo de mobilidade na Universidade de Acolhimento, contactando para o efeito o respetivo Gabinete de Relações Internacionais.

Atenção: caso exista interesse em prolongar o período de mobilidade é obrigatório solicitar autorização prévia quer ao Coordenador de Mobilidade, quer ao GRIM.

  • Envia ao GRIM o certificado de frequência devidamente preenchido, assinado e carimbado pela Universidade de Acolhimento para encerramento do processo de mobilidade;
  • Caso recebas da Universidade Anfitriã o Registro de Notas (Transcript of Records), deverás enviar esse documento ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Caso ainda não tenhas preenchido o relatório de mobilidade solicitado pela Agência Nacional Erasmus+, deverás enviá-lo.

Desejamos que tenhas uma ótima experiência académica e não esqueças que enquanto estás em mobilidade és um Embaixador da UAlg!

Nota: Informação em atualização

A Universidade do Algarve proporciona aos estudantes a oportunidade de realizar um estágio através do Programa Erasmus+. A UAlg integra 2 Consórcios nacionais de Estágios Erasmus, ao abrigo dos quais também poderás candidatar-te ao financiamento:

As mobilidades de estudantes para estágios devem realizar-se em contexto empresarial (empresas) ou académico (laboratório).

Os estágios têm uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses, mediante a quantidade de meses de mobilidade o estudante já realizou no ciclo de estudos que frequenta.

Como encontrar um estágio?

A angariação do local de estágio é da inteira responsabilidade do estudante. O GRIM não dispõe de informação sobre locais de estágio na Europa, por áreas de estudos, de forma a que os estudantes possam escolher. Contudo, a UAlg participa em alguns consórcios nacionais de estágio Erasmus: o Al Sud e o AETC, coordenados pelo Instituto Politécnico de Beja e pela Universidade Católica Portuguesa, respetivamente.

Recomenda-se ainda que consultes a informação disponível sobre as oportunidades de estágios que poderão ajudar-te na procura do melhor local:

Quem pode candidatar-se?

Os estudantes podem candidatar-se ao financiamento do Programa Erasmus+ para realizar um estágio curricular, ou extracurricular, durante o período em que se encontram inscritos, ou nos 18 meses subsequentes a conclusão do curso.

No caso de já ter participado no Programa Erasmus+, durante o atual ciclo de estudos em que se encontra inscrito, deve ter em atenção que a duração total dos períodos de mobilidade Erasmus (as realizadas e a que se propõe realizar) não podem ultrapassar os 12 meses por ciclo de estudos, independentemente do número de vezes que participou, ou do tipo de ação (estudos / estágio / períodos combinados).

Processo de candidatura

  • As candidaturas são online através da plataforma Mobilidade.net
  • É da responsabilidade do próprio estudante a angariação do local onde pretende realizar o estágio.
  • Para efeitos de candidatura o estudante deve indicar o local onde pretende fazer o estágio.
  • É obrigatório que apresente a carta de aceitação, assinada e carimbada, onde constem as datas em que irá realizar-se o estágio (início e fim).
  • O estudante que sai em estágio Erasmus+, por norma, deve ter um orientador quer na UAlg, quer no local de acolhimento onde irá realizar o estágio.

Documentação necessária

  • Cópia do Cartão de Cidadão
  • Cópia do Passaporte e Título de Residência (se aplicável)
  • Cópia do NIF Português
  • Cópia do documento do banco com os dados bancários
  • Curriculum Vitae
  • Carta de motivação
  • Carta/Email de aceitação da instituição local onde irá realizar o estágio
  • Training Agreement/ Contrato de estágio assinado pelas 3 partes

Bolsas

A Bolsa de Mobilidade Erasmus+ visa cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino.

O valor das bolsas é definido para cada ano académico. A Comissão Europeia definiu três grupos de países (1 - custo de vida elevado, 2 - custo de vida médio e 3 - custo de vida reduzido), para os quais estipulou a atribuição de valores idênticos e fixos de bolsa, definidos pelas Agências Nacionais em cada país.

As bolsas serão atribuídas de acordo com o valor do país de destino e para um número definido de dias de mobilidade que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade.

Antes do início da mobilidade Erasmus, todos os estudantes devem assinar com a UAlg o contrato de bolsa Erasmus. Nenhum estudante deve sair em mobilidade sem ter assinado o contrato de bolsa Erasmus.

O tratamento de todas as questões práticas tais como, a viagem e o alojamento, são da inteira responsabilidade do estudante.

Check-list

  • Assegurar a inscrição nos Serviços Académicos, caso se trate de um estágio curricular (obrigatório)
  • Verificar que o GRIM tem no processo o Training Agreement devidamente assinado pelas 3 partes: Coordenador de estágio, estudante e Instituição onde realizara o estágio
  • Carta de Aceitação do período de estágio com indicação das datas de chegada e partida (prevista)
  • Assinar o contrato de bolsa Erasmus+
  • Verificar se tens válido o Cartão Europeu de Seguro de Doença e/ou outro tipo de seguro de saúde
  • Verificar se tens alojamento durante a mobilidade
  • Verificar se existe a Erasmus Student Network no país de destino, e contactar solicitando ajuda na chegada.

 

Certifica-te de que entregaste todos os documentos devidamente assinados e/ou preenchidos, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade.

 

Não esqueças de fazeres-te acompanhar dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade ou Passaporte (original e cópias)
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença (original e cópias)
  • Carta de aceitação na instituição de acolhimento, bem como a indicação da pessoa de contacto a quem se deverá dirigir à chegada à instituição de acolhimento
  • Confirmação do Alojamento (se aplicável)
  • Meios de subsistência

Solicita:

  • Certificado/declaração de Frequência, devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Acolhimento, com as datas de chegada e partida, à data da partida. Este documento deverá ser enviado ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Documento com a avaliação do estágio pelo Tutor da instituição de acolhimento, assinado e carimbado.
  • Sempre que o estágio curricular decorra em contexto académico (laboratorial) e exista atribuição de uma nota, deverás solicitar o Registo de Notas (Transcript of Records).

 

Caso exista interesse em prolongar o período de estágio é obrigatório solicitar autorização prévia quer ao supervisor/tutor, quer ao GRIM.

  • Envia ao GRIM o certificado de frequência devidamente preenchido, assinado e carimbado pela instituição de Acolhimento para encerramento do processo de mobilidade.
  • No caso de haver lugar a emissão do Registro de Notas (Transcript of Records), deverás enviar esse documento ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Caso ainda não tenhas preenchido o relatório de mobilidade solicitado pela Agência Nacional Erasmus+ deverás fazê-lo.

Desejamos que tenhas uma ótima experiência e não esqueças que enquanto estás em mobilidade és um Embaixador da UAlg e de Portugal.

Check-list

  • Assegura a inscrição nos Serviços Académicos, caso se trate de um estágio curricular (obrigatório)
  • Verifica que o GRIM tem no processo o Training Agreement devidamente assinado pelas 3 partes: Coordenador de estágio, estudante e Instituição onde realizara o estágio
  • Carta de Aceitação do período de estágio com indicação das datas de chegada e partida (prevista)
  • Assina o contrato de bolsa Erasmus+
  • Verifica se tens valido o Cartão Europeu de Seguro de Doença e/ou outro tipo de seguro de saúde
  • Verifica se tens alojamento durante a mobilidade
  • Verifica se existe a Erasmus Student Network no país de destino, e contacta-a solicitando ajuda na chegada.

Certifica-te de que entregaste todos os documentos devidamente assinados e/ou preenchidos, no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade.

Não esqueças de fazeres-te acompanhar dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade ou Passaporte (original e cópias)
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença (original e cópias)
  • Carta de aceitação na instituição de acolhimento, bem como a indicação da pessoa de contacto a quem se deverá dirigir à chegada à instituição de acolhimento
  • Confirmação do Alojamento (se aplicável)
  • Meios de subsistência

Solicita:

  • Certificado/declaração de Frequência, devidamente assinado e carimbado pela Instituição de Acolhimento, com as datas de chegada e partida, à data da partida. Este documento deverá ser enviado ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Documento com a avaliação do estágio pelo Tutor da instituição de acolhimento, assinado e carimbado
  • Sempre que o estágio curricular decorra em contexto académico (laboratorial) e exista atribuição de uma nota, deverás solicitar o Registo de Notas (Transcript of Records).

Caso exista interesse em prolongar o período de estágio é obrigatório solicitar autorização prévia quer ao supervisor/tutor, quer ao GRIM.

  • Envia ao GRIM o certificado de frequência devidamente preenchido, assinado e carimbado pela instituição de Acolhimento para encerramento do processo de mobilidade.
  • No caso de haver lugar a emissão do Registro de Notas (Transcript of Records), deverás enviar esse documento ao GRIM, obrigatoriamente.
  • Caso ainda não tenhas preenchido o relatório de mobilidade solicitado pela Agência Nacional Erasmus+ deverás fazê-lo.

Desejamos que tenhas uma ótima experiência e não esqueças que enquanto estás em mobilidade és um Embaixador da UAlg e de Portugal.

Documentos

Regulamento do Programa Erasmus + em Diário de República (brevemente disponível) - Ver Regulamento do Programa Erasmus +
Contrato de Estudante - Learning Agreement for Studies
Contrato de Estudante - Learning Agreement for Traineeships
 

Enrich your world with Erasmus+

Ana Raquel Maria, André Cardoso, Diogo Cruz e Pedro Sodero partilham as suas experiências sobre o programa de mobilidade e a influência que o Erasmus teve nas suas vidas.

 

 
 
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