Apresentação

Objetivos 

  • Fornecer uma especialização cientifica, sólida, rigorosa e atualizada em Gestão, Empreendedorismo e Inovação
  • Formar quadros qualificadas capazes de intervir em contextos dinâmicos e complexos, designadamente, em empresas, entidades públicas e outros organismos ligados aos negócios, ao empreendedorismo e à inovação
  • Dotar os mestrandos de conceitos e métodos de gestão, em particular, ferramentas para a avaliação da exequibilidade e a operacionalização de ideias de negócio
  • Desenvolver soft skills, designadamente, raciocínio critico, criatividade, trabalho em equipa, capacidade de escrita, comunicação, proatividade e aceitação de riscos
  • Potenciar as características empreendedoras dos mestrandos
  • Proporcionar uma ampla compreensão do ecossistema empreendedor regional e nacional
  • Utilizar métodos e técnicas de investigação avançadas

Funcionamento

As aulas realizam-se às quintas e sextas-feiras (das 18h30 às 22h00) e sábado (das 09h30 às 13h00). As sessões à quinta-feira funcionam em formato online.

As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a case studies, os trabalhos em grupo, os seminários de especialistas convidados e as visitas a empresas e outras entidades.

A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes, de natureza facultativa, cuja nota só contará para efeitos de classificação final caso melhore o resultado da avaliação final na unidade curricular.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

Legislação Aplicável

Criado em 2019 (Despacho 6904/2019, DR, 2ªs, n.º 147 de 2 de agosto)

Corpo docente

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve dispõe de um corpo docente próprio, com elevada qualificação nas diversas áreas disciplinares relevantes para o Mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Muitos dos nossos docentes são membros integrados do Center for Advanced Studies in Management and Economics (CEFAGE) e do Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs), centros de investigação classificados com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O mestrado conta também com a colaboração de profissionais com grande experiência. 

Propinas e taxas 2022/2023

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais**: 4000 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1750 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.
 

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.59/2022).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

O Curso de Mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação é particularmente relevante e dirigido a quem exerce ou pretende vir a exercer funções em empresas, agências de desenvolvimento, associações empresariais, municípios, gabinetes de consultadoria, áreas metropolitanas, comissões de coordenação para o desenvolvimento, entidades viradas para a promoção do desenvolvimento empresarial, ou outras instituições públicas ou privadas que tenham ou promovam o Empreendedorismo e a Inovação como objetivos estratégicos de desenvolvimento. A criação da sua própria empresa (e emprego) é também uma saída profissional relevante.