Comitiva do Algarve Tech Hub vai até à Califórnia para promover "o Sonho Algarvio"

No âmbito do Projeto Internacionalização Algarve Tech Hub, uma comitiva do Algarve Tech Hub (ATH) representou o Algarve nos eventos do «Living in Portugal», em Los Angeles, no dia 9 de fevereiro, e em São Francisco, no dia 11 de fevereiro. O objetivo foi apresentar o ecossistema e a região do Algarve, realizar contactos e parcerias estratégicas com todos os interessados em saber mais sobre o Algarve e o ecossistema regional.

O objetivo do «Living in Portugal» é dar informação aos futuros residentes estrangeiros sobre vários aspetos práticos da vida em Portugal e no Algarve. A organização destes seminários está a cargo do grupo editorial Open Media Group, o principal grupo editorial português a publicar em língua estrangeira, em conjunto com vários parceiros que oferecem aconselhamento sobre todos os assuntos relacionados com a vida em Portugal e em particular no Algarve.

Com uma visão partilhada, a Associação Algarve Evolution, a Associação Turismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve uniram-se para desenvolver o Projeto Internacionalização do Algarve Tech Hub, financiado pelo CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020. O objetivo central do projeto é potenciar o sucesso da internacionalização das empresas e entidades do sistema de I&I do setor tecnológico da região do Algarve para os mercados dos EUA e Alemanha. Pretende-se ainda com este conjunto de iniciativas avaliar potenciais oportunidades conducentes ao reforço do ecossistema regional e à atração de recursos qualificados.

Esta primeira ação de prospeção aos EUA, que aconteceu entre os dias 7 de fevereiro a 12 de fevereiro de 2023, resultou num aumento considerável de contactos e parcerias estratégicas para os quatro elementos que foram representar aquele que se apresenta como o melhor ecossistema da Europa para viver, para estudar e para trabalhar.

Numa das sessões do Living in Portugal, Miguel Fernandes, Presidente da Algarve Evolution, a associação que representa as empresas tecnológicas do ecossistema, apresentou o ecossistema e respondeu às inúmeras questões que daí decorreram, fruto da curiosidade natural pelo nosso país e em particular pela região do Algarve. Segundo Miguel Fernandes “ É incrível a curiosidade que está a nascer nos Estados Unidos relativamente ao nosso país e à nossa região. É como estar a viver o sonho americano, mas desta vez ao contrário: as pessoas querem viver o sonho Algarvio. Inclusivamente querem saber, não só como podem viver no nosso país, mas também como podem contribuir para o desenvolvimento económico. Foi muito gratificante sentir que mesmo a uma distância tão grande, existe esta vontade de participar ativamente no nosso ecossistema."

Vanessa Nascimento, vice-presidente da Algarve Evolution, salientou ainda a importância da mensagem de suporte deixada pelo Cônsul-Geral de Portugal em São Francisco, Pedro Pinto, tendo o mesmo referido que Portugal é um país com uma visão de futuro e que demonstra de forma clara a sua aposta na sustentabilidade, no mar e no turismo, assim como na inovação, na competitividade e no digital.

Visita Campus California State University

Nesta missão de prospeção, não pode faltar uma visita à reputada California State University, East Bay, em Hayward, cidade geminada com a cidade de Faro, que reconhece na sua congénere um aliado de sucesso para a formação complementar dos seus alunos. Já é bastante conhecido o perfil internacional da Universidade do Algarve, o qual tem tido bastante sucesso na atração de alunos internacionais que são naturalmente seduzidos por uma oferta formativa singular e pelo lema desta Universidade: estudar onde é bom viver. André Botelheiro, atual Coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg e Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade, acompanhado de Hugo Barros, Chefe da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), reuniram-se com os dirigentes daquela universidade da baía de São Francisco com o objetivo de partilharem informações práticas sobre como as duas instituições estimulam e desenvolvem a existência de um ecossistema
tecnológico. No caso de São Francisco, o mais inovador e sólido à escala global e no caso do Algarve, em crescente afirmação internacional, como é exemplo a recente instalação do UAlg Tec Campus (aceleradora de empresas). Simultaneamente, foi preparado o protocolo de colaboração entre as duas universidades que será outorgado já no próximo dia 21 de fevereiro, por ocasião de uma visita do Reitor da UAlg, Paulo Águas, e que irá abrir portas para um intercâmbio efetivo da comunidade universitária e, também, do ecossistema tecnológico que nela gravita.

Após o sucesso desta visita de prospeção ao mercado EUA, seguem-se outras iniciativas, nomeadamente uma visita desta comitiva ao mercado Alemanha, a qual está agendada para breve.

Logos de entidades promotoraslogos de entidades financiadoras

Uma parceria entre a Associação Algarve Evolution, a Associação de Turismo do Algarve (ATA), a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Universidade do Algarve (UALG), que visa apoiar a expansão das empresas regionais do setor tecnológico. Esta iniciativa foi financiada no âmbito da aprovação da candidatura nº ALG-02-0752-FEDER-072019, ao Sistema de Apoio às Ações Coletivas - Internacionalização, do Programa Operacional Regional do Algarve.