Silhueta de pessoa indiferenciada

Nelson Tavares da Silva

Professor auxiliar convidado
Faculdade de Economia
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
------------------------------------------------------------------------------(PT)------------------------------------------------------------------------------- Nelson Tavares da Silva detém um Doutoramento em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Universidade do Algarve. É Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve - Campus de Gambelas. Coorientou 2 teses de doutoramento e 26 dissertações de mestrado na área da Gestão. Participou como Investigador em 4 projetos. Publicou parte da sua investigação académica em atas de conferências, capítulos de livros e revistas internacionais. Efetuou revisão de artigos académicos para revistas internacionais. Os seus atuais interesses de investigação incidem na área das Ciências Sociais - Economia e Gestão com ênfase nos Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão. No setor privado, Nelson Silva desempenhou várias funções de gestão. Como profissional liberal, desenvolveu consultoria e formação profissional em empresas, associações e outras entidades nas áreas da gestão, organização e métodos, e na aplicação de métodos de análise de dados. ------------------------------------------------------------------------------(EN)-------------------------------------------------------------------------------Nelson Tavares da Silva holds a PhD in Quantitative Methods Applied to Economics and Management from the University of Algarve. He is an Invited Assistant Professor at the Faculty of Economics of the University of Algarve-Campus de Gambelas. He co-supervised 2 doctoral theses and 26 master's dissertations in the area of Management. He participated as a Researcher in 4 projects. He has published some of his academic research in conference proceedings, book chapters and international journals. He has reviewed academic articles for international journals. His current research interests are in the area of Social Sciences - Economics and Management with an emphasis on Quantitative Methods Applied to Economics and Management. In the private sector, Nelson Silva has held various management roles. As a liberal professional, he developed consultancy and professional training in companies, associations and other entities in the areas of management, organization and methods, and in the application of data analysis methods.

Atividades

Atividades
2022/10/10 - Presente. Orientação. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÓTICA NA ÁREA DA SAÚDE: Um contributo para a melhoria dos cuidados para um Envelhecimento Saudável
.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/10/09 - Presente. Orientação. SAÚDE OCUPACIONAL DO CENTRO CLÍNICO DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA: Um contributo Multidimensional para a Gestão de Utentes.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/10/08 - Presente. Orientação. A INFLUÊNCIA DAS TEMPERATURAS AMBIENTAIS EXTREMAS NOS EPISÓDIOS NÃO PROGRAMADOS DA POPULAÇÃO IDOSA: Um contributo para a gestão da saúde pública na unidade de Faro do
Centro Hospitalar Universitário do Algarve.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/10/06 - Presente. Orientação. LABORATÓRIO DE SONO NO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO ALGARVE: Um diagnóstico para a melhoria da gestão.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/10/06 - Presente. Orientação. O LABORATÓRIO DE ORTOPROTESIA DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO ALGARVE: Um contributo para a gestão das amputações de membro inferior.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/09/30 - Presente. Orientação. AVALIAÇÃO DO PROJETO SAÚDE ORAL CRIANÇAS E JOVENS NO MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA: Uma contribuição para a gestão dos cheques-dentista.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Introdução à Gestão. Gestão (regime noturno) (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2022/02/22 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Operacional. Gestão (regime noturno) (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2021/10/06 - Presente. Orientação. PROBLEMAS E DESAFIOS NA TESTAGEM DO COVID-19 NA ARS ALGARVE.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2021/10/06 - Presente. Orientação. O PROCESSO DE GESTÃO NO ACESSO A CONSULTAS A TEMPO E HORAS DO SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DA UNIDADE DE FARO DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO ALGARVE.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2021/10/06 - Presente. Orientação. ANÁLISE DE PREFERÊNCIAS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DENTÁRIOS
O caso de consumidores estrangeiros na região do Algarve.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2021/10/06 - Presente. Orientação. PROBLEMAS E DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
A cultura do abacate no Algarve.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2019/09/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Estratégia e Marketing de Serviços de Saúde. Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/09/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Mini-MBA(Módulo de Comportamento organizacional e Recursos Humanos). ProRegem (Doutoramento). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2019 - Presente. Orientação. A influência da tutela e da referenciação na gestão das Unidades de lnternamento da Rede de Cuidados Continuados lntegrados na região do Alentejo: Um diagnóstico para a melhoria da efetividade, da eficácia e da qualidade.Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento). Coorientador.
2018/11/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Estratégia e Política da Empresa . Gestão Empresarial (Mestrado). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018/09/01 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Leadership and Organizational Behavior . Gestão (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/10/23 - 2022/01/17. Orientação. FUNDOS DE INVESTIMENTO DETENTORES DE CENTROS COMERCIAIS EM PORTUGAL: As prioridades e os interesses dos proprietários na gestão dos ativos.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2020/10/23 - 2022/01/17. Orientação. Uma Análise aos Indicadores de Desempenho dos Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança numa empresa de Gestão de Centros Comerciais em Portugal.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2023/04/12. Júri de grau académico. Contributos da Análise Multivariada ao desenvolvimento empresarial da região:
Estratégia Algarve 2030. Vasco Alexandre Vicente Carvalho (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023/02/22. Júri de grau académico. Plano de Estágio na Gestão de Stocks de EPI do ACES Algarve I Central. Arguente. Luana Cristina Inácio (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020 - 2022/01/13. Orientação. Atividade Transitária em Portugal: Um contributo multidimensional para a sua gestão.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2018/09/01 - 2022/08/31. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Management. Gestão Empresarial (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/07/25 - 2022/07/25. Outro júri / avaliação. Arguente Interno no júri de projeto de tese do Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (3º Ciclo) com o tema "O valor relativo de grupo de diagnóstico funcional no processo de internamento em hospital de agudos e serviços de reabilitação".. Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/07/22. Júri de grau académico. VILAMOURA. SMART CITY VS WISE CITY. Os desafios da gestão e tomada de decisão utilizando dados telemétricos para suporte à decisão.. Vogal. Eliezer Emanuel do Amaral Lucas Camacho (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/04/06 - 2022/04/06. Outro júri / avaliação. Arguente Interno no júri de projeto de tese do Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (3º Ciclo) com o tema "Cartas de Intenção | Letter of Intent e a sua importância no processo negocial para aquisição de empresas.". Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022/02/24. Júri de grau académico. Gestão do Risco Clínico e do Risco não Clínico no Serviço de Urgência da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Arguente. Catarina Faria Cunha Neiva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020/10/23 - 2022/02/24. Orientação. O SERVIÇO DE URGÊNCIA DA UNIDADE DE FARO DO CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DO ALGARVE, EPE: Um modelo de Simulação de Eventos Discretos de apoio à gestão da resposta hospitalar na pandemia COVID-19.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2022/02/06. Júri de grau académico. Gestão da Desnutrição em Contexto Hospitalar: Estudo de Caso e Proposta de Melhoria numa Unidade Privada. Arguente. Sofia Jardim Belchior (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2021/12/16. Júri de grau académico. A INFLUÊNCIA DAS DORMIDAS EM ESTABELECIMENTOS HOTELEIROS NO CRESCIMENTO EMPRESARIAL: um diagnóstico COSTATIS para o Algarve. Arguente. Ângela Filipa Alexandre Peixoto (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019 - 2021/12/07. Orientação. A adoção das ferramentas informáticas na atividade económica da União Europeia: Uma contribuição COSTATIS para o desenvolvimento de estratégias nas empresas de Tecnologias da Informação e Comunicação (T.I.C.).Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2019 - 2021/11/26. Orientação. O alojamento, a restauração e as empresas criativas e culturais na União Europeia: Uma contribuição dos métodos Multibloco de Três-Vias para o desenvolvimento de estratégias.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2019 - 2021/07/30. Orientação. Customer Equity Drivers and Emotions on Algarve Hotel Clients’ Satisfaction and Loyalty.Turismo (Doutoramento). Coorientador.
2021/06/17 - 2021/06/30. Arbitragem científica em revista. Mathematics (2227-7390). MDPI - Multidisciplinary Digital Publishing Institute.
2021/02/10. Apresentação oral de trabalho. Estudo do Impacto da Realização da Capital Europeia da Cultura em Faro: uma análise ex-ante . Apresentação pública do Estudo “Impacto da Realização da Capital Europeia da Cultura em Faro: uma análise ex-ante”. na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2020 - 2021. Orientação. Admissões e afetação de recursos no serviço de urgência do hospital do litoral alentejano: Os métodos multibloco de três-vias no apoio à gestão das patologias com maior incidência.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2020 - 2021. Orientação. Diagnóstico Sobre a Atratividade e Sustentabilidade Turística no Algarve (2014-2018). Um contributo do método COSTATIS para a Gestão Municipal de Resíduos Urbanos.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2020 - 2021. Orientação. Um Contributo dos Métodos de Três-Vias para a Gestão da Carteira de Clientes na Administração de Condomínios.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
Consultoria / Parecer. Estudo do Impacto da Realização da Capital Europeia da Cultura em Faro: uma análise ex-ante. Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019 - 2019. Orientação. OS MÉTODOS MULTIBLOCO DE TRÊS-VIAS NA TOMADA DE DECISÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Uma abordagem COSTATIS para a melhoria da gestão num laboratório de análises clínicas.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2019 - 2019. Orientação. O SERVIÇO DE URGÊNCIA DA UNIDADE DE FARO DO CENTRO HOSPITALAR DO ALGARVE - Um contributo do método DISTATIS para classificar e hierarquizar os principais problemas e desafios..Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2018 - 2018. Orientação. A unidade de compras e logística da administração regional de saúde do algarve e a prestação de cuidados de saúde na região: Uma perspetiva sobre eficiência nas compras e consumo de bens de uso clínico.Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2018 - 2018. Orientação. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e os Internamentos Hospitalares no Algarve: Um contributo da metodologia COSTATIS para a gestão das altas em Portimão (2014-2016).Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado). Coorientador.
2010 - 2018. Curso / Disciplina lecionado. Participação em várias Unidades Curriculares Gestão Estratégica de Unidades de Saúde / Estratégia e Política da Empresa/ Análise Avançada de Dados,.... Pós-Graduações/Mestrados/Doutoramentos. Universidade do Algarve.
2016. Júri de grau académico. Análise Tridimensional do Fundo Europeu das Pescas em Portugal: A implementação do Eixo 4 do PROMAR. Orientador. Edgar do Nascimento Ramos Domingos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2016 - 2016. Orientação. Análise Tridimensional do Fundo Europeu das Pescas em Portugal: A implementação do Eixo 4 do PROMAR.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2016 - 2016. Orientação. Assimetrias no Crescimento e no Desenvolvimento Económico: Um Diagnóstico Tridimensional da Região do Algarve.Gestão Empresarial (Mestrado). Coorientador.
2013. Júri de grau académico. O contributo da análise multivariada no apoio à decisão: Um estudo baseado na caraterização de perfis dos clientes da empresa Orona - Algarve. Arguente. Bruno Duarte (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2013. Júri de grau académico. Uma Perspetiva Multidimensional para Desenvolvimento de Campanhas de Marketing Social: o caso do Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (G.A.T.O.). Orientador. Susana Cristina da Silva Joaquim (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2013. Júri de grau académico. Um Contributo Multidimensional para o Estabelecimento de uma Base de Informação Empresarial. Um diagnóstico ao tecido empresarial do distrito de Beja. Arguente. RICARDO JORGE CIRIACO DA SILVA (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2013 - 2013. Orientação. Uma perspectiva multidimensional para desenvolvimento de campanhas de marketing social: o caso do Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (GATO).Marketing (Mestrado). Coorientador.
2012. Júri de grau académico. Contribuição dos Métodos BIPLOT na Detenção das Tendências Empresariais em Ambiente de Crise: um Apoio ao Desenvolvimento Económico do Concelho de Alcobaça. Arguente. Catarina André (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2011. Apresentação oral de trabalho. Uma abordagem multidimensional à análise Importância-Desempenho: uma contribuição para a melhoria do processo de apoio à decisão na gestão de unidades hoteleiras no Algarve. JOCLAD 2011 - XVIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados. UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal).
2011. Apresentação oral de trabalho. Importance-Performance Analysis in Algarve Hotel Units. UNWTO Algarve Forum - Tourism and Science: Bridging Theory and Practice. World Tourism Organization (UNWTO) (Vilamoura, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. A análise Importância-Desempenho na gestão de unidades hoteleiras no Algarve: Uma contribuição para a melhoria do processo de apoio à decisão.. INVTUR 2010. Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal).
2010. Apresentação oral de trabalho. A análise Importância-Desempenho na gestão de unidades hoteleiras no Algarve: Uma contribuição multidimensional para a melhoria do processo de apoio à decisão. JOCLAD2010. ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal).

Projetos

Projetos
2020 - 2021. Estudo do Impacto da Realização da Capital Europeia da Cultura em Faro: uma análise ex-ante. Investigador.
2015/01/01 - 2018/12/31. Projecto Estratégico - UI 4020 - 2015-2018, 6817 - DCRRNI ID. Investigador. Universidade do Algarve.
2011/01/01 - 2013/12/31. Projecto Estratégico - UI 4020 - 2011-2012, 6817 - DCRRNI ID. Investigador. Universidade do Algarve.
2011 - 2012. Estudo de avaliação do programa Allgarve'11. Investigador. Centro de Estatística Aplicada e Previsão - CEAP.

Produções

Silva, Nelson. 2018. "Portuguese exports and its relations with geographical distance, gross domestic product and linguistic affinity: a biplot approach". Annales de Economia Aplicada. http://www.asepelt.org/images/anales/anales-de-economia-aplicada-2018.pdf#page=1270
Silva, Nelson. 2017. "A Multidimensional Analysis of Socioeconomic Factors in Housing Policy in the Eurozone Countries (2010-2014)". Biometrical Letters, 54 (2): 203-221. https://doi.org/10.1515/bile-2017-0012
Silva, Nelson. 2017. "The Dynamics between Economic Growth and Living Standards in EU Countries: A STATICO Approach for the Period 2006-2014". Estudios de Economía Aplicada. https://doi.org/10.25115/EEA.V35I3.2498
Silva, Nelson. 2017. "Economic growth and life standard in EU country groups (2006-2014): common and Stable relationships?".
Silva, Nelson. 2017. "How geographical distance, GDP and linguistic affinity affects portuguese exports? A multimensional approach from 2011 to 2015".
Silva, Nelson. 2016. "Housing Policy in the Eurozone Countries: a Multidimensional Contribute to the Analysis of Socioeconomic Factors (2010-2014)".
Silva, Nelson. 2015. "Three-way multivariate methods in the evaluation of patterns of stability and change in the eurozone countries". https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/7575
Silva, Nelson. 2012. "Profile analysis of mothers susceptible to contaminant exposure in the Algarve region: Application of the HJ-BIPLOT method". Biometrical Letters. https://doi.org/10.2478/bile-2013-0004
Silva, Nelson. 2010. "A análise importância-performance na gestão de unidades hoteleiras no Algarve: uma contribuição multidimensional para a melhoria do processo de apoio à decisão".
Silva, Nelson. 2010. "A análise importância-desempenho na gestão de unidades hoteleiras no Algarve: Uma contribuição para a melhoria do processo de apoio à decisão".
Silva, Nelson. 2020. "CUSTOMER EQUITY DRIVERS AND EMOTIONS ON ALGARVE 5-STAR HOTEL CLIENTS SATISFACTION AND LOYALTY". Trabalho apresentado em t-Forum 2020 Global Conference, Algarve (Online), Portugal,08 de novembro, 2020.
Santos, António Duarte; da Silva, Nelson Tavares; Castela, Guilherme. 2019. "A COSTATIS APPROACH TO BUSINESS SUSTAINABILITY IN TURBULENT ENVIRONMENTS FROM 2008 TO 2014". International Journal for Quality Research, 13 (4): 887-900. https://doi.org/10.24874/ijqr13.04-10
Santos, António Duarte; Castela, Guilherme; Lopes, Iris; Silva, Nelson. 2021. "Housing in portugal (1992-2008) A multidimensional perspective on the behaviour of economic agents". Brazilian Journal of Development, 7 (12): 115866-115880. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-377
Duarte Santos, António ; Castela, Guilherme; Lopes, Iris; Silva, Nelson. 2022. "Housing in portugal (1992-2008) A multidimensional perspective on the behaviour of economic agents". Em Temas emergentes voltados para as ciências sociais, 313-330. 1ª ed. Vol. 1. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0001594
 

Contacto