Silhueta de pessoa indiferenciada

Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves

Professor Adjunto
Subsistema
Orgãos de Gestão
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Regime
Exclusividade
Vínculo
Cargo Político / Mandato
Alexandra Rodrigues Gonçalves. É Professora Adjunta na Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo onde lecciona desde 1997. Recebeu 2 prémios associados à investigação em Turismo. Atua na área das Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. É Investigadora Integrada do CinTurs -Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being, University of Algarve, Portugal, com especial enforque nas áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural e Indústrias Criativas. Doutorada em Turismo pela Universidade de Évora (2013), Mestre em Gestão Cutural-especialização em Património Cultural pela Universidade do Algarve (cooperação com Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduada em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), Licenciada em Marketing (1997). Desempenhou cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre outubro de 2009 e outubro de 2013, com os pelouros da cultura, do turismo, da ação social, da economia e da saúde. É desde 30 de outubro de 2019, Diretora da Unidade Orgânica. Possui investigação desenvolvida e publicada nas áreas da experiência turística e cultural, no turismo cultural e criativo, na gestão do património cultural e dos museus, na avaliação de eventos, na gestão e planeamento estratégico, entre outros. Foi coordenadora regional e investigadora responsável na UALG do Projeto de investigação financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia CREATOUR- Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (2016-2020), e é desde setembro a Coordenadora na UALG do iHeritage Project - ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage, iHERITAGE, B_A.2.1_0056 (ENI CBC MED Programme). Nas suas atividades profissionais interagiu com 9 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Turismo cultural; Gestão; Experiência turística; Museu; Cultural tourism; Management; Tourist experience; Museums; Turismo; turismo criativo .

Atividades

Atividades
2021 - 2021. Orientação. Novas propostas de interpretaçao e Animaçao do Patrimonio Cultural. CAption - Cultura, Arte e Patrimonio.Turismo (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. The role of creative tourism in tackling social exclusion among older artisans: The case of Loulé Criativo.Turismo (Doutoramento). Coorientador.
2021 - 2021. Orientação. PROMONTÓRIO DE SAGRES - MARCA DO PATRIMÓNIO EUROPEU. NARRATIVAS PATRIMONIAIS.História e Patrimónios (Mestrado). Orientador.
2021 - 2021. Orientação. A SEMANA SANTA E O TURISMO CULTURAL E RELIGIOSO EM TAVIRA - ESTUDO DE CASO.Turismo (Mestrado). Orientador.
2021/07/22. Júri de grau académico. VISITAÇÃO E EXPERIÊNCIA NO MUSEU DA LOUCURA DE BARBACENA - MG: ANÁLISE A PARTIR DE CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO". Arguente. Anne Pinheiro (Mestrado). Fundacao da Universidade Federal Do Parana.
2021/07/01. Júri de grau académico. "Qual o papel do capital cultural, habitus e do campo no consumo de experiências de turismo criativo?". Arguente. Rui Miguel Ferreira Carvalho (Doutoramento). Universidade de Aveiro.
2021/05/13 - 2021/06/12. Curso / Disciplina lecionado. Unidade Curricular de Interpretação do Património e Gestão dos Visitantes, Mestrado em Turismo - Ramo Cultura e Património (Responsável de Unidade Curricular), 30h. Mestrado em Turismo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2021/01/23 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Módulo Seminários "Creative Tourism: from concept evolution, to the idea and the practice - The project CREATOUR.pt", Doutoramento em Turismo, Faculdade de Economia/universidade do Algarve (7h).
. Turismo (Doutoramento).
2020 - 2020. Orientação. Turismo enquanto fuga da realidade ou busca de sentido da vida? Uma análise sobre turismo cultural e mulheres millennials.Turismo (Mestrado). Orientador.
2020/11/05. Apresentação oral de trabalho. Literatura, território, turismo e educação. Simpósio Internacional A literatura no turismo, o turismo na literatura. Cruzamentos Analíticos. . Universidade do Algarve (Online, Portugal).
2020/10 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Unidade Curricular Indústrias Culturais e Criativas, Mestrado Design de Comunicação para o Turismo e Cultura (15h) . Universidade do Algarve.
2020/10/20 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Municipal de Turismo da Câmara Municipal de Faro. Membro. Município de Faro.
Consultoria / Parecer. Avaliação técnico científica de 1 projeto para a ANI ; a Universidade do Algarve assinou um contrato com a Agência Nacional de Inovação (ANI) para prestação de serviços de avaliação e emissão de pareceres técnico-científicos, sobre projetos de I&D apresentados aos Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) no âmbito do Portugal 2020, outros Programas financiados por FEEI ou do Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE), 18 de setembro de 2020.. Universidade do Algarve.
2020/01/27. Júri de grau académico. Património de Mértola - Olhar o passado, pensar o presente e planear o futuro. Catálogo de instrumentos jurídicos de suporte às políticas patrimoniais. Arguente. Teresa Maria Vieira Mendes (Mestrado). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020/01/22. Júri de grau académico. VISUAL DESIGN FOR CULTURAL HERITAGE TOURISM - DIGITAL APPLICATION FOR ELVAS CULTURAL HERITAGE TOURISM
. Arguente. Meizi GU (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/01/18 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Módulo Seminários "Creative Tourism: from concept evolution, to the idea and the practice - The project CREATOUR.pt", Doutoramento em Turismo, Faculdade de Economia/universidade do Algarve (7h).
Doutoramento em Turismo/ Módulo Seminários em 2020.. Doutoramento em Turismo (Doutoramento).
2019. Júri de grau académico. ART GARDEN Host Experience. Arguente principal. ALESSANDRA BRIGANTI (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2019 - 2019. Orientação. Direções dos museus integrantes da rede portuguesa de museus no Algarve: Um olhar a partir das questões de género
Tese / Dissertação concluída em 2019
.Mestrado em Turismo (Mestrado). Coorientador de Manoela Flores.
2019 - 2019. Orientação. DIREÇÕES DOS MUSEUS INTEGRANTES DA REDE PORTUGUESA DE MUSEUS NO ALGARVE: Um olhar a partir das questões de género.Turismo (Mestrado). Orientador.
2019/11/12. Júri de grau académico. ART GARDEN - Host Experience. Arguente. Alessandra Briganti (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019/01/02 - 2019/10/27. Organização de evento. 3rd CREATOUR International Conference and Creative Tourism Showcase: Creative tourism dynamics: connecting travellers, communities, cultures and places (2019). Universidade do Algarve.
2019/01/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Sustainability (2071-1050). MDPI.
2018 - 2018. Orientação. A MÚSICA COMO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL- ESTUDO SOBRE SAMBA E TARANTELLA.Turismo (Mestrado). Orientador.
2018/11/22. Júri de grau académico. Património Cultural Imaterial: estudo sobre Samba e Tarantella. Orientador. Francesco Cama (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018/01/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Turismo e Desenvolvimento (1645-9261). Universidade de Aveiro.
2017/07/26 - Presente. Membro de comissão. Conselho Consultivo da Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR.
RITUR é uma iniciativa do Observatório Transdisciplinar de Pesquisas em Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Brasil) e do Laboratori Multidisciplinar de Recerca en Turisme da Universitat de Girona (Espanha), que nasce do convênio de cooperação internacional de pesquisa e desenvolvimento em Turismo entre estas duas universidades, com o apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID). Membro. Universidade Federal de Alagoas.
2017/06/30. Júri de grau académico. MUSEUS, TURISMO CULTURAL E CRIATIVO: ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE VISITANTES. Arguente principal. Sónia Gonçalves (Mestrado). Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
2016. Júri de grau académico. A importância da Gastronomia na experiência turística: O caso do Algarve. Arguente. Luís Caiado (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016/06/30. Júri de grau académico. (N)um Lugar ao Sol, contributos do turismo para as dinâmicas criativas e para a atracão da classe criativa no Algarve. Vogal. Ana Rita Cruz (Doutoramento). Universidade do Algarve.
2015 - 2015. Outro júri / avaliação. Presidente do júri de recrutamento do dirigente da Divisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Silves . Câmara Municipal de Silves.
2014/02/28. Júri de grau académico. Públicos do Centro Português de Fotografia. Arguente. Helena Maria Sequeira Costa (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013. Júri de grau académico. Diagnóstico da Gestão Cultural nos Municípios Algarvios - Algarve Central: Albufeira, Silves Loulé e Faro. Arguente. João Filipe Guerreiro Sequeira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2013/09/18. Júri de grau académico. The role of Faro’s Municipal Town-Hall in the elaboration, promotion and support of cultural events. Arguente. Dinara Aishuakhova (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012. Júri de grau académico. C(N)um lugar ao sol: contributos do turismo para as dinâmicas criativas e para a atração da classe criativa no Algarve. Arguente. ANA RITA PEREIRA MARQUES DA CRUZ (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
Consultoria / Parecer. Consultadoria para a Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro - Ambifaro: Diagnóstico dos recursos culturais e patrimoniais - oportunidades e ameaças, no âmbito do Plano Estratégico de Faro.. Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro - Ambifaro.

Projetos

Projetos
2020/07/27 - Presente. Projeto de Investigação em Turismo Cultural da ATLAS. Investigador.
2019/10/01 - 2023/06/30. Beyond European Sustainable Tourism Med Path, BEST-MED, Interreg Mediterranean. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020/09/30 - 2023/06/30. i-HERITAGE, ENI CBC MED. Investigador responsável. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018 - 2022/01. MD.net, Interreg MED. Investigador. Universidade do Algarve.
2021/01/20 - 2022/01/20. Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico e de Marketing para o concelho de Tavira. Investigador responsável. Universidade do Algarve - CinTurs.
2021/06 - 2021/09. Relatório Visão Cultura 2030 (entregue em setembro de 2021), CI-AMAL (Prestação de Serviços CI-AMAL Ajuste Direto 06/2021). Investigador. Universidade do Algarve.
2016/11 - 2020/06/30. Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (CREATOUR). Outra. Universidade do Algarve.
2016/11/01 - 2020/06/30. Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais, 9471 - RIDTI. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Universidade do Minho; Universidade do Algarve; Universidade de Évora.
2016/11/01 - 2019/04/30. Chimera Innovative Cultural and Creative Clusters, Interreg MED. Universidade do Algarve.
2015/11 - 2015/11. VECTOR, Erasmus+. Investigador. Universidade do Algarve.
2008/08/23 - 2012/05/22. Culturas turísticas dos neo-residentes em contexto algarvio, 3599-PPCDT. Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA.

Produções

Alexandra Rodrigues Gonçalves; Laura Lou Peres Dorsch; Mauro Figueiredo. 2022. "Digital Tourism: An Alternative View on Cultural Intangible Heritage and Sustainability in Tavira, Portugal". Sustainability. https://doi.org/10.3390/su14052912
Cabeça, Sónia; Nogueira Tavares, Mirian; João Filipe Marques. 2022. "Idea Laboratories: Providing Tools for Creative Tourism Agents". Journal of Tourism & Development, vol. 38 (2022)-vol. 38 (2022). https://doi.org/10.34624/RTD.V38I0.27412
João Carlos Martins; Claudia Ribeiro de Almeida; Alexandra Gonçalves. 2022. "A New Framework for Tourism Sustainability and Its Prototyping in Pilot Areas". Em Insights From BEST MED Testing Phase, 131-155. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9217-5.ch007
Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra; Marques, João Filipe; Tavares, Mirian. 2022. "Idea laboratories: providing tools for creative tourism agents". https://doi.org/10.34624/rtd.v38i0.27412
Alexandra Rodrigues Gonçalves. 2022. "Destination: Tourism and Culture ". Em Destination: Tourism and Culture , editado por Antonia Correia; Sara Dolnicar. The University of Queensland. https://doi.org/10.14264/817f87d
Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Marques, João Filipe; Tavares, Mirian Nogueira. 2021. "Valorizar o Interior Algarvio". Em Turismo Rural e Turismo Comunitário no Espaço Ibero-Americano. Publicações do Cidehus. https://doi.org/10.4000/books.cidehus.15812
Serra, Jaime; Marujo, Noemi; Duxbury, Nancy; Goncalves, Alexandra R.; Cabeca, Sonia Moreira; Remoaldo, Paula; Alves, Juliana. 2021. "Domestic and international creative tourists in Portugal: insights for practitioners.". Em Creative tourism: activating cultural resources and engaging creative travellers, 30-37. CABI. https://doi.org/10.1079/9781789243536.0004
Freitas, Ana de; Luís, Luís; Soares, Carmen; Romano, Anabela; Cruz, Ana Lúcia; Gonçalves, Alexandra; Quintas, Célia; et al. 2021. Plano de Atividades para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica (2020-2023) - Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/empj-9g92
Gonçalves, Alexandra. 2021. "A interpretação do Património e o Turismo, entre a humanização e a digitalização". Em Museologia e Património, 86-114. Vol. 7. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leira.
Quinteiro, Sílvia; Carreira, Vivina. "Recursos e potencial de Coimbra como destino de turismo literário". Journal of Tourism & Development, 20 de setembro, 2021: 419-432. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.7221
Ramos, Célia; Quinteiro, Sílvia. 2021. ICT as Innovator Between Tourism and Culture. Portugal: IGI Global.
Alexandra Rodrigues Gonçalves; Maria do Rosário Borges; Nancy Duxbury; Cláudia Pato Carvalho; Pedro F. Costa. 2021. "Policy recommendations on creative tourism development in small cities and rural areas: insights from the CREATOUR ® project in Portugal.". https://doi.org/10.1079/9781789243536.0031
Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra R.; Marques, João Filipe; Tavares, Mirian. 2021. "Gastronomic creative tourism: experiences in the Algarve region of Portugal.". Em Creative tourism: activating cultural resources and engaging creative travellers, 62-67. CABI. https://doi.org/10.1079/9781789243536.0009
Borges, Maria do Rosário; Cabeça, Sónia Moreira; Campesino Fernández, Antonio-José; Carneiro, Maria João; Damaris, Arellano; Gabriel, Chacón; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; et al. 2021. Turismo Rural e Turismo Comunitário no Espaço Ibero-Americano. https://doi.org/10.4000/books.cidehus.15772
Serra, Jaime; Marujo, Noémi; Duxbury, Nancy; Cabeça, Sónia; Gonçalves, Alexandra; Remoaldo, Paula; Alves, Juliana. 2021. "Domestic and international creative tourists in Portugal: Insights for practitioners". Cabi International. http://hdl.handle.net/10174/30990
Roxo, Maria Raquel Patrício. 2021. "Promontório de Sagres – Marca do Património Europeu: narrativas patrimoniais". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17449
Sónia Moreira Cabeça; Alexandra Rodrigues Gonçalves; João Filipe Marques; Mirian Tavares. 2021. "Gastronomic creative tourism: experiences in the Algarve region of Portugal.". https://doi.org/10.1079/9781789243536.0009
Sousa, Liane Reis de. 2021. "Novas propostas de interpretação e animação do Património Cultural: CAption - Cultura, Arte e Património". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/17711
Morgado, Janine do Carmo. 2021. "A Semana Santa e o turismo cultural e religioso em Tavira: estudo de caso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/18150
Gonçalves, Alexandra. 2020. Creative Tourism: The CREATOUR Recipe Book. Editado por João Filipe Marques; Mirian Estela Nogueira Tavares. Faro, Portugal: CinTurs - Research Centre for Tourism, Sustainability and well-being.
Gonçalves, Alexandra; Quinteiro, Sílvia; Carreira, Vivina. 2020. "Caraterização e Análise do Potencial de Desenvolvimento do Turismo Cultural Literário em Coimbra". Revista Portuguesa de Estudos Regionais (RPER), (56): 85-99. http://www.apdr.pt/siteRPER/numeros/RPER56/56.5.pdf
Sónia Moreira Cabeça; Alexandra R. Gonçalves; João Filipe Marques; Mirian Tavares. 2020. "Creative Tourism as an Inductor of Co-Creation Experiences". Em The Creatour Project in the Algarve, 269-285. {IGI. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-3156-3.ch013
Gonçalves, Alexandra; Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Marques, João Filipe; Tavares, Mirian. 2020. Creative Tourism Dynamics: Connecting Travellers, Communities, Cultures and Places. Editado por Cabeça, Sónia Moreira; Marques, João Filipe; Nogueira Tavares, Mirian. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Grácio Editora. http://hdl.handle.net/10400.1/14104
Paula Remoaldo; Jaime Serra; Noémi Marujo; Juliana Alves; Alexandra Gonçalves; Sónia Cabeça; Nancy Duxbury; et al. 2020. "Profiling the participants in creative tourism activities: Case studies from small and medium sized cities and rural areas from Continental Portugal". Tourism Management Perspectives, 36: 100746-100746. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100746
Quinteiro, S.; Gonçalves, A.R.; Carreira, V.. 2020. "Characterization and analysis of the potential for the development of cultural literary tourism in Coimbra,Caracterização e análise do potencial de desenvolvimento do turismo cultural literário em Coimbra". Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 2020 (56): 85-99. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85091838090&partnerID=MN8TOARS
Gonçalves, Alexandra. 2020. "Museus e Turismo, Que futuro? Uma abordagem pela oferta.". Em Museologia e Património, 44-95. 1ª ed. Vol. 4. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria. https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2020/11/Livro_Volume4_Museologia_Patrimonio1.pdf
2020. "Gestão do Património Mundial e Turismo: Oportunidades e Desafios dos modelos de governança do património cultural imaterial: O estudo de caso da Dieta Mediterrânica no Destino Algarve". Em Turismo & história: perspetivas sobre o património da humanidade no espaço ibero-americano., 67-87. Caxias do Sul, Brasil: Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1475-5_5
Quinteiro, Sílvia; Gonçalves, Alexandra; Carreira, Vivina; Quinteiro, Silvia; Rodrigues Goncalves, Alexandra; Rodrigues Gonçalves, Alexandra. 2020. "Coimbra as a literary tourism destination: landscapes of literature". International Journal of Culture, Tourism, and Hospitality Research, 14 (3): 361-372. https://doi.org/10.1108/ijcthr-10-2019-0176
Coutinho, Fernanda Naves. 2020. "Turismo enquanto fuga da realidade ou busca de sentido da vida? uma análise sobre turismo cultural e mulheres millennials". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/15389
Gonçalves, Alexandra; Borges, Maria do Rosário; Duxbury, Nancy; Carvalho, Cláudia; Costa, Pedro. 2020. Policy recommendations on creative tourism development in small cities and rural areas. Centre for Social Studies of the University of Coimbra. http://hdl.handle.net/10174/30855
Gonçalves, Alexandra. 2019. "Al-mutamid, de rei poeta a rota turística e cultural". CULTUR Revista de Cultura e Turismo, 13 (2): 78-97. http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur
Gonçalves, Alexandra. 2019. "Pentateuco, um testemunho escrito de um Algarve líder e centro de cultura". 101-108. 1ª ed. Faro, Portugal: Câmara Municipal de Faro com o apoio do CHAM — Centro de Humanidades FCSH/ Universidade Nova de Lisboa.
Cabeça, Sónia Moreira; Gonçalves, Alexandra; Marques, João Filipe; Tavares, Mirian. 2019. "Creative tourism dynamics: connecting travellers, communities, cultures, and places".
Cabeça, Sónia Moreira; University of Algarve - ESGHT; Gonçalves, Alexandra Rodrigues; CIEO | Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações – Universidade do Algarve; Marques, João Filipe; CIEO | Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações – Universidade do Algarve; Tavares, Mirian; CIEO | Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações – Universidade do Algarve; Sónia Moreira Cabeça; Alexandra Rodrigues Gonçalves; João Filipe Marques; Mirian Tavares. 2019. "Mapping intangibilities in creative tourism territories through tangible objects: a methodological approach for developing creative tourism offers". Tourism & Management Studies, (15): 42-49. https://doi.org/10.18089/tms.2019.15SI05
Marques, Joao Filipe; Alexandra Rodrigues Gonçalves; Cabeca, Sonia Moreira; Tavares, Mirian; Marques, João Filipe; Gonçalves, Alexandra; Cabeça, Sónia Moreira; et al. 2019. "Creative tourism special issue: foreword". Tourism & Management Studies. http://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/1133
Alexandra Rodrigues Gonçalves. 2019. "Al-Mutamid: de rei-poeta, a rota turística e cultural".
Flores, Manoela Donaduce. 2019. "Direções dos museus integrantes da rede portuguesa de museus no Algarve: Um olhar a partir das questões de género". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/14839
Cristina Portalés; João M. F. Rodrigues; Alexandra Rodrigues Gonçalves; Ester Alba; Jorge Sebastián; Gonçalves, Alexandra. 2018. "Digital Cultural Heritage". Multimodal Technologies and Interaction, 2 (3): 1-5. https://doi.org/10.3390/mti2030058
Gonçalves, Alexandra. 2018. "Rodrigues, J., Cardoso, P., Lessa, J., Pereira, J., Sardo, J., Freitas, M., Semião, J., Monteiro, J., Ramos, C., Lam, R., Esteves, E., Figueiredo. M., Gonçalves, A., Gomes, M., Bica, P. (2018). An Initial Framework to Develop a Mobile 5 Sense Museum System. In Rodrigues, J.; Ramos, C., Cardoso, P., Henriques, C. (eds) (2018)Technological Developments for Cultural Heritage and eTourism Applications". https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.ch005.
Gonçalves, Alexandra; Cabeça, Sónia Moreira; Marques, João Filipe; Nogueira Tavares, Mirian. 2018. "Contributions of creative tourism to sustainable development: the CREATOUR research and incubation project.". Em Heritage 2018 - Proceedings of the 6th International Conference on Heritage and Sustainable Development., editado por Amoeda, R., Lira, S., Pinheiro, C., Zaragoza, J., Serrano, J., Carrillo, F., 1671-1680.
Cama, Francesco. 2018. "A música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantella". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/12374
Alexandra Rodrigues Gonçalves. 2017. "An Initial Framework to Develop a Mobile 5 Sense Museum System". https://doi.org/10.4018/978-1-5225-2927-9.CH005
Gonçalves, Alexandra. 2016. "Sagres Fortress in the Algarve: Between the Myth, the Cultural Tourism Destination and the European Heritage Label". 123-142. 1ª ed. Vol. 1. Portugal: Interdisciplinary Centre of Social Sciences – University of Minho (CICS.NOVA.UMinho) . http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cics_ebooks/article/view/2562/2471
Gonçalves, Alexandra. 2015. Fragmentos para a História do Turismo no Algarve. 1ª ed. Vol. 2. Faro, Portugal: CEPAC/Universidade do Algarve. https://www.researchgate.net/publication/316170042_Fragmentos_para_a_Historia_do_Turismo_no_Algarve
Gonçalves, Alexandra. 2015. "A experiência turística e os museus a Sul". Em Fragmentos para a História do Turismo no Algarve, 41-64. 1ª ed. Vol. 2. Faro, Portugal: CEPAC/Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/8743
Gonçalves, Alexandra. 2015. "Uma viagem por 4 séculos da Peregrinação". 11-15. 1ª ed. Vol. 11. Lisboa, Portugal: Universidade do Algarve/FCHS e Universidade de Libsoa/Faculdade de Letras.
Ramos, Francisco Martins; Costa, Carlos Manuel Martins. 2012. "A cultura material, a musealização e o turismo". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/14934
Gonçalves, Alexandra. 2012. "Gonçalves, A. (2012) "Museus, turismo e território: Como podem os equipamentos culturais tornar-se importantes atracções turísticas regionais?"". Em Imagem, Património e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos, editado por Brasão, Inês; Malheiros, Cátia; Dias, Francisco, 43-94. 1ª ed. Vol. 1. Porto, Portugal: Media XXI.
Ocke, Marco Antonio Moraes; Ikeda, Ana Akemi. 2010. "O museu como polo de atração turística.". Revista EXEDRA, 1: 77-118. http://exedrajournal.com
Gonçalves, Alexandra Rodrigues; Ramos, Francisco Martins; Costa, Carlos. 2010. "Exploring the tourist experience at the museum: an holistic approach at the portuguese southern museums". https://doi.org/10.34624/rtd.v3i13/14.12723
Gonçalves, Alexandra. 2008. "As comunidades criativas, a cultura e o turismo". Dos Algarves a Multidisciplinary e-journal, (17): 10-18. http://www.dosalgarves.com/images/dosalgarves_17.pdf
Ferreira, Ana Maria; Martins, Ana Isabel; Gonçalves, Maria Alexandra; Perdigão, F.; Torkington, Kate; Pereira, Luis Nobre; Martins, Paula Ventura; et al. 2007. O Evento FCNC 2005 e o Turismo. http://hdl.handle.net/10400.1/938
Gonçalves, Alexandra; Alexandra Rodrigues Gonçalves. "The Delphi Technique Applied to Urban and Cultural Tourism Research in the Algarve". Journal of Tourism Development, 2007: 207-217. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i7/8.13773
Gonçalves, Alexandra; Gonçalves, Alexandra. 2005. "Turismo cultural, um complemento ao sol e praia". Revista de Turismo e Desenvolvimento, (4): 45-60. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i4.13870
Gonçalves, Alexandra. 2005. "O Algarve: A interpretação do seu património arqueológico". Dos Algarves a Multidisciplinary e-journal, (13): 15-22. http://dosalgarves.com/revistas/N13/3rev13.pdf
Gonçalves, Alexandra. 2003. "A formação em produtos turísticos complementares num destino turístico tradicional de sol e praia". Dos Algarves a Multidisciplinary e-journal, (12): 12-20. https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22724
Gonçalves, Alexandra. 2003. A componente cultural do turismo urbano como oferta complementar ao produto sol e praia no Algarve - o caso de Faro e Silves. 1ªª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: Instituto de Financiamento e Apoio ao Turismo/Ministério da Economia (GEPE). http://catalogo.biblioteca.min-economia.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=83885
Gonçalves, Alexandra. 2000. "Faro: a touristic town? ". Editado por Constable, Paul, 37-52. 1ª ed. Vol. 1. Londres, Reino Unido: Continnum.
 

Contacto