Silhueta de pessoa indiferenciada

Carla Sofia Guerreiro Machado

Professor Adjunto
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Subsistema
Docentes Politécnico
Unidade ID
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Carla Sofia Guerreiro Machado. Licenciada em Marketing, concluiu o Mestrado em Gestão Empresarial na Universidade Politécnica de Cartagena, Espanha, em 2011 (reconhecido pela UAlg). Em 2015 obteve o título de Especialista de Reconhecida Experiência e Competência Profissional, em Marketing e Publicidade, CNAEF 342. É docente na Universidade do Algarve desde 2009 e actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Marketing e Gestão. Paralelamente é Consultora, Formadora e Digital Marketing Consultant na empresa Digital Group Portugal. É ainda membro da direção de associações empresariais (Algfuturo e APGICO) e Diretora Regional Algarve da APPM - Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

Atividades

Atividades
2022/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Plano de Marketing Digital . Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional). Universidade do Algarve.
2022/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Content Marketing. Marketing Digital (Pós-Graduação). Universidade do Algarve.
2022 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Social Media Marketing. Marketing Digital. Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2022 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Projeto de Marketing Digital. Pos graduação em Marketing Digital. Universidade do Algarve.
2022 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Projeto de Marketing Digital. Marketing Digital. Universidade do Algarve.
2021 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Marketing de Conteúdos. Marketing Digital (Curso Técnico Superior Profissional). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2021 - Presente. Orientação. A melhoria de instrumentos de comunicação para a valorização da oferta turística: Estudo de caso na Câmara Municipal do Funchal, Madeira. .Turismo (Mestrado). Orientador.
Membro de associação. APGICO - Associação APGICO - Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação. Membro da direção e Assessora de imagem e comunicação .
Membro de associação. Algfuturo - União empresarial do Algarve. Membro da Direção, Vice presidente .
Consultoria / Parecer. Consultoria de Marketing para PME´s projetos promovidos pelo NERA no âmbito do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020 . . NERA - Associação Empresarial do Algarve.
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro da Comissão Pedagógica do Mestrado em Design para Turismo e Cultura da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) da Universidade do Algarve.. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Digital. Marketing. Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro do Comité Científico dos Seminários promovidos pelo CIBECEM - SLEEE - Seminario Hispano Luso de Economía Empresarial . Membro.
2018 - Presente. Membro de comissão. Membro do Comité científico e revisora de papers submetidos ao Seminario Luso-Español de Economía Empresarial (SLEEE), organizado pelo Dpto. de Dirección de Empresas y Marketing de la Universidad de Huelva, Sevilha e Vigo.. Membro. Dpto. de Dirección de Empresas y Marketing de la Universidad de Huelva, Sevilha e Vigo..
2017/02 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Marketing de Alojamento. Turismo (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Comunicação e Mediatização da Cultura e do Turismo Cultural
. Design de Comunicação para o Turismo e Cultura (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2015 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Simulador de Marketing. Marketing (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2013/04 - Presente. Organização de evento. Estratégias que Marcam (2019). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2013/01 - Presente. Membro de comissão. Membro de Comissão de Organização e Cientifica do Seminario da Postgraduated Conference ESGHT - ISCAL. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2009/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Operacional Hotelaria. Gestão Hoteleira (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
Membro de associação. CINTURS (CIEO) - Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, da Universidade do Algarve.. Membro enquanto Doutoranda.
Consultoria / Parecer. Relações Públicas e Coordenação Departamento Marketing. ECLAT, Medicina e Cirurgia Estética, Lda..
Consultoria / Parecer. Digital Marketing Consultant e Business Developer . INESTING, Marketing tecnologico, S.A..
Membro de associação. APPM - Associação Portuguesa de profissionais de Marketing. Associada enquanto profissional de marketing.
2022 - 2023/12. Orientação. Plano de Marketing Centro de Artes e Ofícios de Albufeira.Turismo (Mestrado). Orientador.
2021 - 2023. Orientação. Passos para a criação de uma loja online para a indústria do esoterismo .Marketing (Mestrado). Orientador.
2021 - 2023. Orientação. A importância do SEO para as organizações: Manual de apoio .Marketing (Mestrado). Orientador.
2017 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia social do consumo e da comunicação. Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2021 - 2022/12/05. Orientação. Relatório de estágio: Grupo Hoteleiro Savoy Signature: Comportamento dos Consumidores nas Reservas de Hotel.Turismo (Mestrado). Orientador.
2020/09 - 2022/11. Orientação. Plano de marketing estratégico para um blogue de viagens.Turismo (Mestrado). Coorientador.
2022. Júri de grau académico. O Perfil e as Motivações do Consumidor de Produtos Biológicos. Arguente principal. Pedro Nuno de Castro Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2020 - 2022/01. Orientação. The characteristics of creative tourists, a internship at Dpointgroup .Gestão (Mestrado). Orientador.
2021/10/27 - 2021/11/29. Organização de evento. Coorganização da Marketing Marathon 2021 com o tema "Martech - Marketing VS Tecnologia" em que a ESGHT - UAlg foi a host e coordenou a emissão via zoom da conferência em parceria com a APPM. (2021). APPM - Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing; ESGHT - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2021. Júri de grau académico. Relatório de estágio: Formulação da estratégia de employer Branding para o hotel Wyndham Grand Algarve . Arguente principal. Catarina Castilho Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020 - 2021. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Turistico. CTesP em Gestão de Animação Turística (Curso Técnico Superior Profissional). Universidade do Algarve - Campus de Portimão.
2020/11 - 2020/12/14. Organização de evento. Webinar " Atrações Turísticas e Culturais no Algarve que futuro" (2020). ESGHT - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2019 - 2020/12. Membro de comissão. Membro da Organizing committee co-chair Industry Liaison T-Forum Algarve 2020
. Membro. Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2020/09 - 2020/10/09. Organização de evento. Webinar "Turismo no Algarve: Tendências e desafios" (2020). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2020/01/06. Júri de grau académico. Controlo e análise de produção dos distribuidores -Relatório de estágio no departamento de vendas e marketing do hotel Tivoli Marina em Vilamoura. Arguente principal. Dorilia Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2019 - 2020. Orientação. Blended marketing na hotelaria relatório de estágio no departamento de marketing & vendas do Grupo Minor Hotels.Turismo (Mestrado). Orientador.
2019 - 2020. Orientação. Plano de marketing para a empresa de turismo Nattrip em Portugal.Turismo (Mestrado). Orientador.
2009 - 2020. Curso / Disciplina lecionado. Marketing Estrategico. Gestão (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo Portimão.
Membro de associação. GAIM - Gabinete Académico de Investigação e Marketing. Membro da direção, investigadora e consultora.
2019/11/06. Júri de grau académico. Tour packages development. Arguente principal. Hollá, Katarína (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019 - 2019. Outro júri / avaliação. Reviewer para book chapter "Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism".
2018 - 2019. Outro júri / avaliação. Revisora de papers submetidos ao XX e XXI Seminario Luso-Español de Economía Empresarial (SLEEE), organizado pelo Dpto. de Dirección de Empresas y Marketing de la Universidad de Huelva. Universidad de Huelva.
2018 - 2019. Membro de comissão. Track Director e Membro do Comité científico da TMS ALGARVE 2018 - Tourism & Management Studies International Conference. Membro. Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2016 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. e-Marketing. Marketing (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.
2017/11 - 2018/12. Organização de evento. Membro da comissão cientifica e da organização da TMS, editora de revistas do congresso na área do marketing estrategico e gestão de recursos humanos. (2018). Universidade do Algarve.
2017 - 2018. Orientação. O papel das vendas numa unidade hoteleira - Relatório de estágio no departamento de marketing & vendas do grupo Vila Galé hotéis.Direção e Gestão Hoteleira (Mestrado). Orientador.
2017. Júri de grau académico. Classificação para SPA em empreendimentos turísticos - Proposta de Classificação em Três Categorias. Arguente principal. Cristina Pedro (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016 - 2017. Orientação. O mercado mobile em Portugal e no Brasil .Marketing (Mestrado). Orientador.
2016 - 2017. Membro de comissão. Membro do Comité Científico do I Internacional Web Forum: tourism and heritage 2016, Universidade Portucalense, Porto.. Membro. Universidade Portucalense Infante D Henrique Departamento de Ciências Económicas e Empresariais.
2016. Júri de grau académico. QUANTIFYING THE BRAND EQUITY OF A LUXURY HOTEL RESULTING FROM A SOFT BRAND AFFILIATION: ZAFFRE RESORT, A 5 STAR HOTEL IN QUINTANA ROO, MEXICO. Arguente principal. Jennifer Freire (Mestrado). ESGHT - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016 - 2016. Participação em evento. ESGHT Postgraduate Conference . Conferência. VIII Postgraduate Conference ESGHT. ESGHT - Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.
2016 - 2016. Participação em evento. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference. Conferência. TMS ALGARVE 2016 – Tourism & Management Studies International Conference. Universidade do Algarve.
2015 - 2016. Orientação. Internacionalização de produtos e serviços de marketing digital para os mercados de Angola, Moçambique e Brasil.Gestão de Marketing (Mestrado). Orientador.
2014 - 2015. Orientação. Marketing no Sporting Clube Olhanense.Gestão de Marketing (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Conteúdos turísticos e dinamização cultural: uma abordagem local.Turismo e Culturas Urbanas (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Colaborou enquanto Consultora de Marketing no âmbito do programa REDE (programa de apoio a PME´s).. APME – Associação Portuguesa de Mulheres empresárias, Lisboa .

Projetos

Projetos
2017/07 - 2021. CENIE - Centro Internacional sobre o Envelhecimento, Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Investigador. Universidade do Algarve.
2018 - 2020. Applicant organization: European Center for Quality Ltd (Bulgary) Title of project: Facilitating Organisational Innovation, financiado pelo Programa Erasmus+, (Ref. 2018-1-BG01-KA202-048014). . Investigador. APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação.
2018/04 - 2018/09. Estratégia de desarrollo turístico de la frontera ibérica" cofinanciado pelo Interreg - Espanha / Portugal, (Ref. 0058_DESTINO_FRONTERA_6_E). , Interreg. Investigador.
2008 - 2010. Estúdio de las empresas de economia social en el setor de los agronegócios de la Region de Múrcia. Investigador. Universidade Politécnica de Cartagena .

Produções

Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2011. "Turismo de saúde e bem-estar no Algarve - comportamento dos consumidores de SPA, diferenças de género". Mestrado.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2018. O Marketing como Estrategia - TMS Conference Series . Editado por Maria Margarida Custodio Santos; Celia Ramos; Machado, Carla Sofia Guerreiro; Cristobal Casanueva; Correia, Marisol B. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Sousa, Fernando Cardoso de; Monteiro, Ileana. 2022. "Group facilitation training for managers in the hospitality industry". International Journal of Organizational Innovation, 14 (4): 205-227. https://www.ijoi-online.org/index.php/current-issue/381-group-facilitation-training-for-managers-in-the-hospitality-industry
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Lopez, Maria Carmen (BC1E-79B4-9A86). 2022. "Productos turísticos transnacionales y su gobernanza: el caso del camino de santiago". Tourism & Management Studies.
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Sousa, Fernando Cardoso de; Monteiro, Ileana. 2020. "Group Facilitation Training for Managers in the Hospitality Industry". Trabalho apresentado em t-Forum 2020 Global Conference Breaking Old Barriers for a New World - Mobilizing Tourism Intelligence to Survive, Faro, Portugal, 28-28.
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Monteiro, Ileana; Sousa, Fernando Cardoso de. 2022. "The testing of an organizational intervention model ". Journal of the Academy of Business and Emerging Markets (JABEM).
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2018. Gestão de Recursos Humanos, abordagens e perspectivas - TMS Conferences series . Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2016. "Wellness Tourism". Trabalho apresentado em IFTH – Water Heritage and Sustainable Tourism, Universidade Portucalense, Porto. , Porto, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2016. "Wellness tourism, consumer behavior in spa and gender differences". Trabalho apresentado em International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, Faro, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2012. "Comportamento dos consumidores de spas no Algarve, diferenças de género". Trabalho apresentado em INVTUR 2012 - Revista Turismo & Desenvolvimento, Aveiro, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2013. "Turismo de saúde e bem-estar, diferenças de género nos spas". Trabalho apresentado em TMS Algarve 2013 - Tourism and Management Studies, International Conference, Faro, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro. 2016. "Turismo de saúde e bem-estar: Comportamento dos consumidores de SPA no Algarve". Trabalho apresentado em VII Postgraduate Conference ESGHT 2016 na Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Lopez, Maria Carmen (BC1E-79B4-9A86). 2018. "Productos turísticos transnacionales y su gobernanza: el caso del camino de santiago". Trabalho apresentado em TMS Algarve 2018 - Tourism and Management Studies, Internacional Conference, Faro, Portugal.
Machado, Carla Sofia Guerreiro; Sousa, Fernando Cardoso de; Monteiro, lleana. 2021. "Effectiveness in Group Facilitation Training in the Hospitality Industry: A Case Study". Journal of Hospitality Management and Tourism , 9 (1): 26-45. http://www.davidpublisher.org/index.php/Home/Article/index?id=45341.html
 

Contacto