Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Carolina Bender

Assistente Convidado
Faculdade de Economia
Subsistema
Docentes Universitário
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Licenciada em Turismo pelo Centro Universitário Metodista (2008), com especialização em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013) e mestrado em Marketing Management pela Universidade do Algarve (Portugal). Atualmente, é estudante de doutoramento em Turismo (FCT Research Fellow) e Assistente Convidada na Faculdade de Economia, na Universidade do Algarve (Portugal). Tem experiência na área da gestão de eventos corporativos (segmento turismo de eventos) atuando, principalmente, como consultora e coordenadora de Eventos e Viagens de Incentivo. Principais interesses de investigação situam-se no âmbito do marketing de experiências e de destinos, marketing sensorial e experiências turísticas, eventos, turismo cultural e de património.

Atividades

Atividades
2022 - Presente. Orientação. A experiência de consumo dos turistas portugueses na região do Algarve - uma perspectiva de gênero (dissertação).Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado). Coorientador.
2022 - Presente. Orientação. Impacto da Pandemia COVID 19 nas viagens low cost: O caso do Abreu Express (relatório de estágio). .Mestrado Gestão de Marketing (Mestrado). Orientador.
2022/10 - 2023/04. Organização de evento. XIV International Congress on Teaching Cases Related to Public and Nonprofit Marketing - Organizing Committee (2022). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023. Apresentação oral de trabalho. Destinationscape: an integrated and holistic conceptualization. AHTMM2.
2023. Júri de grau académico. Sensory gardens as visitor experiences: Implications on well-being . Joana de Almeida Antunes Ferreira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2023 - 2023. Participação em evento. Science communication with non-specialist audiences - essential skills (4h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental.
2023 - 2023. Participação em evento. Short Course_PLS-SEM: Fundamentos y Desarrollos Avanzados (Basic module/Advanced module) (20h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2023 - 2023. Participação em evento. Visual Methods in Tourism Research: From Traditional Visuals to Big Data (2h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2023 - 2023. Participação em evento. Short Course Experimental Research . Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2022. Apresentação oral de trabalho. Exploring the Conceptualization of Destinationscape. TMS Algarve.
2022. Apresentação oral de trabalho. Sensory experiences in heritage contexts: a qualitative approach. TMS Algarve.
2022. Apresentação oral de trabalho. Módulos Experienciais, Memória e Intenções Comportamentais: A Perspectiva dos Turistas no Algarve
. XIX Seminário ANPTUR.
2022. Júri de grau académico. Sensory Marketing: The role of sensory stimuli in consumer behaviour in retail environment . Carina Cristina Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022. Júri de grau académico. The Customer Experience at The Destination and Behavioura Intentions: Exploring the Role of Tourists’ Emotions
. David Alberto Encarnação Piedade (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022. Júri de grau académico. Experiência de Consumo Online: Um Olhar Sobre as Artes de Palco . Jéssica Rodrigues de Aquino Silva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2022 - 2022. Participação em evento. Introduction to Systematic Literature Review: A Practical Approach (3h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2022 - 2022. Participação em evento. Scale Development: Theory, Application and Validation (3h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2022 - 2022. Participação em evento. Presentation Design: how to make memorable slideshows (3h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental.
2022 - 2022. Participação em evento. Time management: strategies and tools for researchers (3h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Centro de Investigação Marinha e Ambiental.
2022 - 2022. Participação em evento. Introduction to Qualitative Research (6h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2022 - 2022. Participação em evento. Qualitative Data Analysis with NVivo (9h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2021. Apresentação oral de trabalho. The Sensorial Dimensions of Experiences at Heritage Contexts: A Qualitative Perspective from Visitors. International Workshop Tourism and Hospitality Management (IWTHM2021).
2021. Apresentação oral de trabalho. Experiential modules, memory and behavioural intentions: The perspective of visitors to the Algarve. InvTur Conference.
2021 - 2021. Participação em evento. Eventos Virtuais: Estratégias e ferramentas para mudar para uma experiência online (2h). Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
2020. Apresentação oral de trabalho. The Hedonic Experience in Heritage Attractions: The Visitors Perspective. t-Forum 2020 Global Conference.
2020. Apresentação oral de trabalho. Mãos de Fátima em rotas culturais de Lagos. Verão com Ciência - Seminário Turismo Acessível e Inclusivo.
2020 - 2020. Participação em evento. Formação Pedagógica Inicial de Formadores (90h). Outro. Traininghouse/IEFP.
2019 - 2020. Organização de evento. Bolsa para Iniciação Profissional dos Estudantes da UAlg - Projeto: t-Forum Global Conference - apoio à Comissão Organizadora (Secretariado e Marketing). (2020). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2019. Apresentação oral de trabalho. A Dimensão Sensorial das Experiências em Contextos Patrimoniais. III Conferência Internacional de Turismo & História.
2019 - 2019. Participação em evento. Curso Livre de História do Algarve (16h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019 - 2019. Participação em evento. Design Thinking in Marketing, Tourism & Hospitality (3h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2019 - 2019. Participação em evento. Color in Marketing and Branding - Tourism and Hospitality (3h). Oficina (workshop). Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
Consultoria / Parecer. Festival Terras Sem Sombra
Descrição: Estágio de Integração na Investigação (CinTurs): colaboração no desenho do questionário; desenho da estrutura de base de dados em SPSS; inserção de dados empíricos na base SPSS; produção de outputs e colaboração na elaboração do relatório final.. Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2018 - 2019. Organização de evento. Bolsa para Iniciação Profissional dos Estudantes da UAlg - Projeto: ICMD 2018: International Conference on Marketing and Design - apoio à Comissão Organizadora (Secretariado e Marketing). (2018). Universidade do Algarve Faculdade de Economia.
2018 - 2018. Participação em evento. Análise Qualitativa de Dados com o Software NVIVO 12 (12h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2018 - 2018. Participação em evento. Análise Estatística com o SPSS Statistics (12h). Oficina (workshop). Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações.
2017 - 2017. Participação em evento. Marketing de Serviços (16h). Oficina (workshop). Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre.
2017 - 2017. Participação em evento. Marketing Turístico: Como criar experiências memoráveis para o novo turista (13h). Oficina (workshop). Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre.
2013 - 2017. Organização de evento. Gestão de equipa e coordenação de atendimento aos clientes e fornecedores. Responsável pela gestão dos processos, controlo de briefings, prioridades e resultados. Planeamento, elaboração de orçamentos, desenvolvimento e operação da logística de eventos. Execução, acompanhamento e coordenação de eventos e viagens de incentivo (nacionais e internacionais), logística e operação de deslocamento aéreo e terrestre. Criação e produção de materiais de comunicação. Tipos de Eventos: Reuniões, Seminários, Treinamentos, Convenções, Viagens de Inventivo. (2013).
2015 - 2015. Participação em evento. Design de Eventos (8h). Oficina (workshop).
2015 - 2015. Participação em evento. Gestão de Projetos: da estratégia à ação (16h). Oficina (workshop). Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre.
2013 - 2013. Participação em evento. Marketing de Relacionamento (16h). Oficina (workshop). Escola Superior de Propaganda e Marketing - Câmpus Porto Alegre.
2010 - 2013. Organização de evento. Organização, operacionalização e monitorização de formações e eventos corporativos, desde a cotação com fornecedores ao seu fecho financeiro; logística de transporte terrestre e aéreo de passageiros e de materiais; Elaboração e coordenação de atividades extra-evento. (2010).
2012 - 2012. Participação em evento. Produção Executiva, Projetos e Planejamento de Infraestrutura para Eventos (27h). . Oficina (workshop).
2008. Apresentação oral de trabalho. O turismo histórico-cultural de Porto Alegre e o Programa Monumenta: Um estudo sobre a Igreja Nossa Senhora das Dores. V Jornadas Antropologia Social.

Projetos

Projetos
2021 - 2022. TurExperience - Tourist experiences' impacts on the destination image: searching for new opportunities to the Algarve. Bolseiro de Investigação. Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs).
2020 - 2020. TurAcess - Turismo Acessível e Inclusivo . Bolseiro de Investigação.

Produções

Bender, Ana. 2019. "Dimensão Sensorial das Experiências em Contextos Patrimoniais". Trabalho apresentado em III Conferência Internacional de Turismo & História - TURHIST 2019, Portugal.
Bender, Ana. 2020. "The Hedonic Experience in Heritage Attractions: The Visitors Perspective". Trabalho apresentado em t-Forum 2020 Global Conference.
Bender, Ana. 2022. "Hedonic experiences at heritage attractions: the visitors perspective". International Journal of Culture, Tourism And Hospitality Research, 16 (1): 138-151. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJCTHR-12-2020-0297/full/html
Bender, Ana. 2021. "The symbolism of the door knocker "Hand of Fatima": A proposal of sensory tourist experiences in the city of Lagos". https://doi.org/10.17411/jacces.v11i2.324
Bender, Ana. 2021. "Strategic Experiential Modules, Memory and Behavioural Intentions: The perspective of tourists to the Algarve". Trabalho apresentado em INVTUR 2021 International Conference “Tourism and the Sustainable Development Goals: From Theory to Practice”, Portugal, 95-98.
Bender, Ana. 2021. "The Sensorial Dimensions of Experiences at Heritage Contexts: A Qualitative Perspective from Visitors". Trabalho apresentado em International Workshop Tourism and Hospitality Management, Portugal.
Bender, Ana. 2023. "Sensory experiences in heritage contexts: A qualitative approach". European Journal of Tourism Research , 36(2024). https://ejtr.vumk.eu/index.php/about/issue/view/46
Bender, Ana. 2008. "O turismo histórico-cultural de Porto Alegre e o Programa Monumenta: Um estudo sobre a Igreja Nossa Senhora das Dores". Trabalho apresentado em V Jornadas de Investigación en Antropología Social.
Bender, Ana. 2023. Book of Cases on Public and Non-profit Marketing: Trends and Responsible Approaches in Tourism. http://hdl.handle.net/10400.1/19150
Bender, Ana. 2022. "Experiências Multissensoriais em Contextos Patrimoniais". Em Marketing Sensorial: casos no retalho, hospitalidade e turismo .
Bender, Ana. 2022. "Exploring the conceptualization of destinationscape". Trabalho apresentado em TMS Algarve.
Bender, Ana. 2022. "Sensory experiences in heritage contexts: a qualitative approach". Trabalho apresentado em TMS Algarve.
Bender, Ana. 2022. "Módulos Experienciais, Memória e Intenções Comportamentais: A Perspectiva dos Turistas no Algarve". Trabalho apresentado em XIX Seminário ANPTUR.
AGAPITO, DORA. 2023. "Problem-based learning na UC Gestão de Marketing". Trabalho apresentado em CNaPPES.23 – 9º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior.
 

Contacto