17 cientistas da UAlg encontram-se entre os mais citados a nível mundial

Segundo uma atualização ao ranking “World’s Top 2% Scientists list”, disponibilizada recentemente pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), 17 cientistas da Universidade do Algarve encontram-se entre os mais citados a nível mundial.
Share
 

A base de dados abrange 22 áreas e 176 disciplinas, apresentando uma seleção dos cientistas cujos trabalhos de investigação publicados aceleraram o progresso nas suas respetivas áreas e influenciaram a produtividade do trabalho de outros investigadores.

A atualização, publicada no passado dia 19 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base online de resumos e citações de artigos em revistas académicas, até agosto de 2021.

Dos mais de 100 mil investigadores que aparecem nesta lista, e à semelhança do que já tinha sido feito anteriormente, os dados foram compilados em duas listas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira, onde se destacam 12 docentes/cientistas da Universidade do Algarve e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano, que contempla 13 docentes/cientistas da Academia algarvia.

Os cientistas da UAlg destacados distribuem-se por diversas áreas, com especial destaque para as Ciências do Mar e do Ambiente; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Engenharia, entre outras.

Estes resultados basearam-se num estudo liderado por John Loannidis (Stanford University), a que se juntam Jeroen Baas (Elsevier B.V.) e Kevin W. Boyack (SciTech Strategies) e fornecem informações padronizadas sobre citações, H-index, Hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, e, desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

O estudo pode ser consultado no site da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).

 

Docentes/cientistas da Universidade do Algarve mais citados a nível mundial

Com o impacto ao longo da carreira:

Aureliano, Manuel 

Bebianno, Maria J.A.F. 

de Oliveira, José Valente 

Dinis, Maria Teresa 

Erzini, Karim 

Grenha, Ana 

Hellquist, Henrik 

Miguel, M. Graça 

Petersson, Karl Magnus 

Power, Deborah M. 

Ruano, Antonio 

Woodcock, Leslie V. 

 

Com o impacto ao longo do último ano:

Antunes, Maria Dulce 

Aureliano, Manuel 

Bebianno, Maria J.A.F. 

Custódio, Luisa 

de Oliveira, José Valente 

Dinis, Maria Teresa

Erzini, Karim 

Ferreira, Óscar 

Fonte, Pedro 

Grenha, Ana 

Miguel, M. Graça 

Newton, Alice 

Ruano, Antonio