Sofia Figueiredo é a premiada da oitava edição do Prémio Carreira Alumni

Sofia Figueiredo, licenciada em Engenharia de Sistemas e Computação (1999), foi distinguida com o Prémio Carreira Alumni da UAlg, numa cerimónia pública, que decorreu no dia 26 de fevereiro, às 11h45, na sala de seminários da biblioteca António Rosa Mendes, do Campus de Gambelas.
Share
 

Foi com "grande honra" que a homenageada recebeu o Prémio Carreira Alumni, referindo durante o seu discurso de agradecimento que "esta iniciativa é de enorme importância, pois permite reconectar a comunidade alumni com Universidade". Sofia Figueiredo salientou, ainda, que: “com esta distinção espero poder influenciar mulheres e raparigas cientistas, acreditando que este prémio é, também, "sobre representatividade".

A terminar, a alumni refere que é agora "embaixadora da UAlg" e que espera "honrar essa responsabilidade".

Sobre Sofia Figueiredo

Natural de Lisboa. Concluiu a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computação em 1999 na Universidade do Algarve.

É mestre em Bioinformática pela Universidade de Lisboa e doutora em Biofísica Teórica pela Humbolt-Universität zu Berlin.

É investigadora na área de biologia computacional na indústria farmacêutica e conta com mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de modelos matemáticos de processos biológicos e análise de dados.

Apaixonada pela aplicação de métodos matemáticos para resolver problemas complexos em medicina ou biologia.

Mais de dez publicações científicas, com +650 citações no total (índice h 9) e mais de 30 comunicações orais, também como oradora principal (convidada) em conferências internacionais (por exemplo, FELASA) e no Parlamento Europeu.

Estabelece com sucesso colaborações internacionais na academia e na indústria. Orienta jovens cientistas. Ativa em trabalho voluntário como presidente executiva da ASPPA, e.V. (Associação Portuguesa de Investigadores na Alemanha) em 2019-2020. Vencedora do Concurso Nature 2015, “Publishing Better Science Through Better Data”.

Tem três filhos e vive na Alemanha com a sua família.

Relacionadas