Ranking internacional destaca Universidade do Algarve pelo seu compromisso com Desenvolvimento Sustentável

A Universidade do Algarve (UAlg) integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.  A UAlg ficou na posição 201-300 no ranking geral do THE Impact Rankings, constituído por 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.

Nesta segunda edição o ranking contabiliza dados para a totalidade dos 17 ODS, ao contrário da primeira edição em que integrou apenas 11 ODS. Cada objetivo tem várias métricas específicas associadas, que medem o impacto das IES para a prossecução desse ODS. As universidades podem enviar dados para o número de ODS que desejarem, mas para serem incluídas no ranking global os requisitos são a submissão de dados para um mínimo de 4 ODS, sendo que o objetivo 17, que contabiliza as parcerias para o desenvolvimento dos objetivos, é obrigatório. Mais de 850 instituições de Ensino Superior (IES) de 89 países submeteram informação para este ranking.

A UAlg foi avaliada em 11 dos 17 ODS, tendo obtido como classificação global de 74,1 em 100. Para esta classificação foram tidos em conta os três ODS onde a UAlg obteve melhor classificação. A Academia destacou-se no ODS 1 – Irradicação da pobreza (64,9), ficando na posição 69 em 372 IES que apresentaram evidências de contributos para este objetivo; ODS 4 - Educação de qualidade (80,5) posição 24 em 676 IES, ODS 5 - Igualdade de género (61) posição 101-200 em 547 IES e o ODS 17 - Parceria para a implementação dos objetivos  (68,2); posição 301-300 em 806 IES.

Neste ranking, que avalia as universidades pela forma como estas contribuem para a sociedade, as instituições são avaliadas tendo em conta três indicadores: a investigação, que produz conhecimento para ajudar a resolver os problemas do mundo; a administração, que deve gerir bem os recursos; e a ação direta, ou seja a forma como a universidade atua na sociedade.

Relativamente aos ODS em que a UAlg se destacou, o ODS 1 – Irradicação da pobreza mede a investigação das IES sobre esta temática, bem como o seu apoio a estudantes, cidadãos e comunidade local desfavorecidos. O ODS 4 – Educação de qualidade mede o contributo da IES para a aprendizagem ao nível da formação inicial e ao longo da vida e o seu compromisso com a educação inclusiva, bem como o seu contributo para a investigação em educação. O ODS 5 – Igualdade de género mede a investigação das IES neste tópico, bem como as suas políticas para a igualdade de género e o seu compromisso no recrutamento e promoção das mulheres.

A inclusão neste ranking e os resultados obtidos são uma grande conquista para a UAlg porque é reconhecida como pioneira a nível global, demonstrando o seu compromisso não só em apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, mas também em incorporar estes objetivos nas principais linhas orientadoras da Instituição.

Mais informação sobre este ranking pode ser consultada aqui