Apresentação

Objetivos 

  • Fornecer uma especialização cientifica, sólida, rigorosa e atualizada em Gestão, Empreendedorismo e Inovação
  • Formar quadros qualificadas capazes de intervir em contextos dinâmicos e complexos, designadamente, em empresas, entidades públicas e outros organismos ligados aos negócios, ao empreendedorismo e à inovação
  • Dotar os mestrandos de conceitos e métodos de gestão, em particular, ferramentas para a avaliação da exequibilidade e a operacionalização de ideias de negócio
  • Desenvolver soft skills, designadamente, raciocínio critico, criatividade, trabalho em equipa, capacidade de escrita, comunicação, proatividade e aceitação de riscos
  • Potenciar as características empreendedoras dos mestrandos
  • Proporcionar uma ampla compreensão do ecossistema empreendedor regional e nacional
  • Utilizar métodos e técnicas de investigação avançadas

Funcionamento

As aulas funcionam remotamente (online) à quinta-feira, das 18h30 às 22h00; presencialmente à sexta-feira, das 18h30 às 22h00, e sábado, das 09h30 às 13h00. 

As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a case studies, os trabalhos em grupo, os seminários de especialistas convidados e as visitas a empresas e outras entidades.

A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes, de natureza facultativa, cuja nota só contará para efeitos de classificação final caso melhore o resultado da avaliação final na unidade curricular.

Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável

Criado em 2019 (Despacho 6904/2019, DR, 2ªs, n.º 147 de 2 de agosto)

Propinas e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 3250 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1000 Euros)

Candidatos internacionais*: 3995 Euros (1.º ano - 2250 Euros; 2.º ano - 1745 Euros)

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher o boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais

O Curso de Mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação é particularmente relevante e dirigido a quem exerce ou pretende vir a exercer funções em empresas, agências de desenvolvimento, associações empresariais, municípios, gabinetes de consultadoria, áreas metropolitanas, comissões de coordenação para o desenvolvimento, entidades viradas para a promoção do desenvolvimento empresarial, ou outras instituições públicas ou privadas que tenham ou promovam o Empreendedorismo e a Inovação como objetivos estratégicos de desenvolvimento. A criação da sua própria empresa (e emprego) é também uma saída profissional relevante.