Famelab Portugal 2019

Famelab Portugal 2019

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Algarve vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal, que irá realizar-se às 18h00 do dia 28 de fevereiro, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas.

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações.​​​​​​​

O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público em geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Na eliminatória que irá realizar-se na UAlg vão ser selecionados no máximo três semifinalistas que, posteriormente, irão às semifinais,  em março 2019.  Os vencedores das semifinais  ficarão apurados para final nacional do concurso (abril-maio 2019). Todos os finalistas  vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional.

O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2019 representará Portugal na final internacional que se realiza no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em junho de 2019.

Participantes:

  • Andreia Filipa Lamy Silva | Metástases: um inimigo mortal?
  • Bruno Filipe Pereira de Sousa | Estatisticamente somos a mesma pessoa!
  • Bruno Silva | Um futuro melhor nas nossas mãos! 
  • Gabriel da Cunha Bombo | O papel das microalgas na Biosfera 
  • João André Pereira Lopes | Cancro, as células rebeldes
  • Leonardo Mendes e Silva | Humanos e macacos, o que nos une.

Júri:

  • Cristina Veiga-Pires – Centro de Ciência Viva do Algarve
  • Luís Azevedo Rodrigues/Helder Ferreira – Centro de Ciência Viva de Lagos
  • Ana Alexandra Ramos – Centro de Ciência Viva de Tavira
  • Teresa Modesto – Universidade do Algarve
  • André Botelheiro – Universidade do Algarve

A eliminatória é aberta ao público, com entrada livre.

Concorrentes

​​​​​​​

Título: "Metástases: um inimigo mortal?"

A Andreia Silva tem 22 anos e é natural do Algarve. Licenciou-se em Bioquímica na NOVA e, neste momento, encontra-se a terminar o Mestrado em Oncobiologia. É voluntária nas Urgências do Hospital porque ajudar é o segredo para a alegrar. No entanto, também ocupa o seu tempo livre na escrita e, este ano, decidiu passar do papel para o palco.

Título: "Estatisticamente somos a mesma pessoa!"

O Bruno de Sousa tem 38 anos e é licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É membro da direção da ESPAMOL (Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira – Lagoa) há 8 anos.  É autor de manuais escolares e para-escolares, Fullbrighter e, recentemente, investigador na área da inovação educacional.

Título: "Um futuro melhor nas nossas mãos! "

O Bruno Silva tem 21 anos e sempre foi preocupado com o ambiente. Hoje encontra-se no  3º ano do curso de Gestão Marinha e Costeira com o sonho de melhorar a vida Humana e o Ambiente no nosso planeta.

​​​​​​​

Título: "O papel das microalgas na Biosfera"

O oceanógrafo Gabriel da Cunha Bombo é formado pela Universidade Vale do Itajaí, Univale, há dois anos. Durante os anos de graduação fez parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Ficologia, estudando microalgas e a relação delas com o ambiente. Há seis meses iniciou o curso de mestrado em Biologia Marinha na UAlg, onde tem a oportunidade de continuar os estudos sobre microalgas e desenvolver a sua carreira académica.

Título: "Cancro, as células rebeldes"

O João Lopes tem 25 anos e é licenciado em bioquímica pela Universidade de Aveiro. É aluno do mestrado em Oncobiologia da UAlg. De momento está a fazer a sua tese com células estaminais.

Título: "Humanos e macacos, o que nos une."

Não é “Da Vinci” nem “da Silva”. É simplesmente Leonardo Mendes e Silva, nascido no calor da Suíça e atualmente a viver no frio do Algarve. Tem 27 anos. É formado em engenharia biológica e neste momento é estudante do programa de doutoramento em Mecanismos de Doença e Medicina Regenerativa. É conhecido por gostar de “engenheirar”, inventar, e cair no abstrato. ​​​​​​​

Formulário de candidatura e regulamento

Os concorrentes submetem, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português, o vencedor nacional fará as apresentações nas meias-finais e final internacionais em língua inglesa.

Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que conta com a participação dos Centros de Ciência Viva  de Lagos,  do Algarve e de Tavira e da Universidade do Algarve.

Consultar regulamento aqui e mais informações em: www.famelab.pt

Calendarização da eliminatória regional do Algarve

DATA

EVENTO

28 de janeiro

Abertura das candidaturas online (www.famelab.pt)

21 de fevereiro

Encerramento das candidaturas online  (www.famelab.pt)

16 a 21 de fevereiro

Período de avaliação das candidaturas

Até 21 de fevereiro

Comunicação dos resultados da pré-seleção das candidaturas

28 de fevereiro

Eliminatória Regional (UAlg, Campus de Gambelas, Anfiteatro Verde, edifício 8, 18H00)