Exposição "Universidade do Algarve – 40 Anos a Criar Futuro" pode ser visitada na Biblioteca de Gambelas

A exposição "UNIVERSIDADE DO ALGARVE – 40 ANOS A CRIAR FUTURO", criada no âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Universidade do Algarve, vai estar patente ao público na Biblioteca António Rosa Mendes, no Campus de Gambelas. Um ano depois de ter sido inaugurada na Assembleia da República, a 09 de maio de 2019, a exposição regressa à UAlg onde poderá ser visitada até 30 de setembro.

O local escolhido para a inauguração resultou do facto de ser a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve. Essa unanimidade assinalou de forma inédita a criação da Instituição, que nasceu, assim, da “vontade dos algarvios”.

Esta exposição itinerante e interativa pretende mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da Academia algarvia. Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, são aqui retratados momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, dando a conhecer ainda as linhas de investigação da UAlg.

Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para a Agenda 2030 e requerem uma ação à escala mundial, dentro dos limites do planeta, o visitante ficará a conhecer as inúmeras linhas de investigação da Universidade do Algarve e o seu compromisso com os 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estabelecendo um plano de ação assente no ambiente, no combate às alterações climáticas, nas pessoas e no planeta, esta exposição mostra de que forma a UAlg pretende ser um contributo local para o desenvolvimento global.