Docente Convidado no Mestrado em Gestão de Marketing

DOCENTE CONVIDADO NO MESTRADO EM GESTÃO DE MARKETING, EM CONSELHO MUNDIAL DE COMPETITIVE

INTELLIGENCE

Reconhecimento da carreira e contributos para a disciplina

O Council of Competitive Intelligence Fellows anunciou hoje a entronização de um conjunto restrito de líderes e praticantes de Inteligência Competitiva (CI – Competitive Intelligence). Este Conselho serve a disciplina de CI a nível mundial. Os Fellows servem

como Embaixadores, Campeões, Mentores e Educadores ajudando as organizações a se adaptarem com sucesso a um mundo cada vez maior grau de incerteza.

Os novos Fellows vêm das áreas de negócio, da educação, e de empresas sem fins lucrativos. Entre os premiados com esta distinção está Luis Madureira, fundador da ÜBERBRANDS, consultor, executivo, e palestrante internacional.

Realce para o facto de ser o primeiro Português, único representante da Península Ibérica, e um dos poucos Europeus neste restrito grupo de pensadores e profissionais da disciplina a nível mundial. A entronização realiza-se hoje, 25 de Outubro, na reunião anual deste conselho em Chicago.

Luís Madureira realçou: “É um enorme orgulho poder estar entre aqueles que foram os meus mentores e professores, e poder continuar a contribuir para elevar Portugal a nível mundial no contexto da Inteligência Competitiva. Estou certo que para este reconhecimento contribuiu o facto de ter desenvolvido a função de CI na Heineken Portugal ao estatuto de “Classe Mundial”, assim com ter desenvolvido e implementado o SMINT, CI em tempo-real, em clientes mundiais como Líder Global da Prática de CI da Ogilvy RED (rebatizada Ogilvy Consulting).”

SOBRE O COUNCIL OF COMPETITIVE INTELLIGENCE FELLOWS

O Council of Competitive Intelligence Fellows é uma organização educacional sem fins lucrativos 501(c)(3). A nossa missão é promover e sustentar a disciplina da Inteligência Competitiva (CI) de duas formas: no serviço à profissão e no serviço aos profissionais em organizações comerciais, educacionais e sem fins lucrativos. Sendo Embaixadores, Campeões, Mentores e Educadores (ACME na siga original em inglês), os membros deste conselho providenciam pensamento, educação, liderança e visibilidade das melhores práticas de inteligência competitiva e práticas relacionadas, para suportar e desenvolver as indústrias, as organizações, e as comunidades de prática. Os nossos membros estão espalhados por todo o mundo, representando a África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Israel, Itália, Portugal, e o Reino Unido.

SOBRE A ÜBERBRANDS

A ÜBERBRANDS é uma boutique de consultoria que ajuda as empresas e os seus líderes a navegar um ambiente competitivo que se afigura cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, e nomeadamente o processo de mudança designado por Transformação Digital. A sua diferenciação vem do suporte à tomada de decisão e desenvolvimento de estratégia informadas por insights sólidos baseados em dados e informação provenientes de todo o ambiente competitivo. As principais áreas de prática são a Inteligência Competitiva, a Estratégia, a Inovação e o Crescimento.

SOBRE LUÍS MADUREIRA

Luís Madureira é Fundador da ÜBERBRANDS, ex-Líder Global da Prática de Inteligência Competitiva da Ogilvy Consulting, e possui uma vasta experiência em Consultoria – Ogilvy, ÜBERBRANDS – e no Grande Consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken. Desempenhou cargos de liderança em Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing, e Vendas, quer local, quer globalmente. É Chairman da SCIP Portugal, e Speaker e Professor a nível internacional.

Autor do SMINT, a primeira abordagem ao CI em tempo real, e do INNOV action, um programa de inovação integrado. Licenciado pela NOVA SBE em Economia, possui a certificação CIP-I & II pelo ACI. É Doutorando da NOVA IMS em Sistemas de Gestão de Informação e Decisão. É docente convidado no mestrado em Gestão de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve desde 2017.