Pergunta à Biblioteca

Perguntas Frequentes

O cumprimento do Regulamento da Biblioteca garante melhores serviços aos seus utilizadores, nomeadamente a partilha correta e equitativa dos recursos bibliográficos existentes.

Consultar aqui ou solicitar uma cópia impressa ao balcão.

A Biblioteca tem como objetivo servir alunos, docentes e funcionários da UAlg. Está, no entanto, aberta a todos os interessados, de forma a servir a Comunidade onde se insere. É necessário estar inscrito como leitor e apresentar o respetivo cartão (os membros da comunidade académica utilizam o cartão de identificação da UAlg), para usufruir dos serviços de empréstimo.

As bibliotecas da UAlg dispõem de salas de leitura, de acesso livre. Os utilizadores devem fazer bom uso das instalações e dos recursos informativos disponibilizados, respeitando as disposições patentes no Regulamento (respeitar a norma de silêncio, desligar o som dos telemóveis, não comer, não provocar danos nos documentos).

A Biblioteca funciona em regime de livre acesso às estantes, embora alguns documentos tenham de ser solicitados ao balcão, como os números mais antigos das publicações periódicas, alguma literatura cinzenta ou os recursos audiovisuais. Finda a utilização, os livros ou revistas deverão ser colocados sobre as mesas de trabalho ou entregues ao balcão.

Coleções: grande diversidade de livros, revistas científicas ou de informação, jornais, cartografia e documentos multimédia.

Catálogo em linha: todos os documentos disponíveis podem ser pesquisados nos computadores locais ou através da Internet em www.ualg.pt.   

Recursos eletrónicos: 

  • Acesso a recursos em livre-acesso (RCAAP, SAPIENTIA…)
  • eBooks’ e várias bases de dados bibliográficos, que abrangem diversas áreas do conhecimento, acesso ao texto integral de publicações científicas internacionais, através do consórcio b-on  (que inclui Web of Science, Wiley, Taylor & Francis, Springer, SIAM, Sage, Nature, IEEE, Elsevier, entre outras editoras).

 

O acesso aos recursos online adquiridos pela UAlg é restrito ao reconhecimento por IP. Se estiver registado como membro da UAlg, também deve configurar o seu portátil e usá-lo acedendo à rede sem fios Eduroam.

A Biblioteca disponibiliza um Guia de Pesquisas, para facilitar o acesso a recursos eletrónicos por áreas temáticas.

Os livros estão arrumados nas estantes, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), por 10 áreas temáticas, correspondendo a cada uma dessas áreas um número. Este número (cota) é colocado nas estantes e numa etiqueta na lombada dos documentos que permite a localização rápida dos mesmos.

0   Generalidades. Ciência. Conhecimento. Informação.

1   Filosofia. Psicologia.

2   Religião. Teologia.

3   Ciências Sociais.

4   [Reservada para desenvolvimento futuro]

5   Matemática. Ciências Naturais.

6   Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia.

7   Arte. Desporto.

8   Língua. Linguística. Literatura.

9   Geografia. Biografia. História

 

As publicações periódicas encontram-se em estantes com cacifos e estão organizadas por ordem alfabética de títulos.

 

Existem documentos que, pela sua especificidade, raridade ou diminuta procura, estão arrumados nos depósitos, mas que podem ser solicitados no balcão de atendimento (teses de doutoramento e mestrado, reservados, edições mais antigas, documentos audiovisuais, etc.)

Antes de se dirigir às estantes, consulte o Catálogo (base de dados da Biblioteca) para mais facilmente localizar os documentos.

Número de documentos e prazos de empréstimo

Alunos e funcionários: máximo de 5 documentos, de cada biblioteca, por 7 dias.

Professores: máximo de 10 documentos de cada biblioteca, por 15 dias.

Leitores externos: máximo de 2 documentos por 7 dias.

É possível efetuar duas renovações do período de tempo do empréstimo, se não houver pedido de outro leitor para o mesmo livro.

 

As renovações podem ser feitas aqui desde que se esteja autenticado, através do e-mail bibrenova@ualg.pt ou ao balcão de cada biblioteca.

 

Empréstimo condicionado

Algumas obras, em virtude da sua elevada procura, têm o empréstimo domiciliário condicionado. Informe-se junto de cada balcão de atendimento.

 

Autodevolução na biblioteca em Gambelas e na Penha

Consiste numa caixa de correio, existente do lado direito da entrada da biblioteca, por onde se introduzem os documentos permitindo a devolução de documentos fora do horário normal de abertura, de 2ª feira a sábado.

 

Documentos excluídos do empréstimo

  • Obras de referência: Dicionários, Enciclopédias, Atlas, etc.
  • Periódicos: Jornais e Revistas
  • Materiais cartográficos
  • Obras da secção de reservados
  • Teses e Relatórios de Estágio

 

Responsabilidade

O leitor é sempre o único responsável pelos documentos que lhe são confiados. Em caso de dano ou perda dos mesmos fica obrigado a indemnizar a UAlg e a repor os documentos na Biblioteca, nos termos do Regulamento.

 

Penalizações

O incumprimento das normas de empréstimo será penalizado.

Os atrasos na devolução das obras implicarão o pagamento de uma multa de 0,25 Euros, por dia e por documento atrasado.

O leitor com pagamentos em atraso fica impedido de requisitar documentos até ao cabal pagamento da dívida e poderá ver limitado o seu direito à passagem de certidões e diplomas pelos Serviços Académicos da UAlg.

Para usar este serviço deverá aceder aqui

1. Inserir o login e password da UAlg

2. Aceder a Área Pessoal (na parte inferior da página)

3. Certificar-se da correção dos dados apresentados: nome, n.º de aluno e escolher Consultar Empréstimos em Curso

4. No lado esquerdo da tabela clicar na seta para renovar o empréstimo do documento.

No caso de não conseguir realizar renovações de empréstimos deve contactar o balcão da Biblioteca ou através do email bibrenova@ualg.pt

A biblioteca disponibiliza o serviço de Empréstimo Inter-Bibliotecas (EIB), através do qual é possível pedir documentos ou a sua reprodução, a bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

Utilizadores da Biblioteca da UAlg

Enviar e-mail com o pedido e dados pessoais para bibeib@ualg.pt ou no balcão de atendimento preencher o formulário "Pedido de EIB".

Estes pedidos estão sujeitos a prazos de entrega e custos variáveis, consoante a instituição fornecedora e o tipo de utilizador. Quando a obra der entrada na Biblioteca, o requisitante recebe uma sms de correio eletrónico.

Utilizadores externos

O Serviço de EIB possibilita também o envio de documentos para bibliotecas nacionais e estrangeiras. A biblioteca requisitante deve enviar os pedidos para bibeib@ualg.pt

Os documentos pesquisados nos computadores da Biblioteca podem ser impressos na multifunções pré-configurada para o efeito. Devem ser solicitados no balcão de atendimento, onde aguardam a ordem definitiva de impressão e o respetivo pagamento.

Também é possível usar as funções do scaner para digitalizar e imprimir, ou enviar documentos por e-mail.

O serviço de fotocópias também está disponível, desde que observada a legislação que regula os Direitos de Autor.

Existem gabinetes de estudo adjacentes às salas de leitura (exceto na biblioteca no Campus de Portimão), destinados preferencialmente ao trabalho em grupo, que não requerem marcação prévia.

Devem ser ocupados em função da sua dimensão e os ocupantes devem evitar perturbar os restantes utilizadores.

(Acesso condicionado, enquanto durarem as restrições motivadas pela CoViD-19)

Estão disponíveis computadores para pesquisas e realização de trabalhos, com acesso à Internet, programas do Office e SPSS.

A Biblioteca disponibiliza mensalmente vários tipos de formação, dirigida a diferentes públicos.

Consulte o menu Formação

Pessoas interessadas (individualmente ou em grupo), novos ou antigos alunos da UAlg ou turmas de escolas da região acompanhadas por um docente, podem usufruir de visitas guiadas às bibliotecas da UAlg.

Para tal, basta solicitar a visita através do email biblioteca@ualg.pt.