Apresentação
As organizações de turismo operam num contexto de crescente complexidade. Tal complexidade requer gestores com uma sólida formação científica e multidisciplinar. O programa em Gestão de Organizações Turísticas é um mestrado internacional, totalmente ensinado em inglês tanto por académicos universitários como por profissionais da indústria do turismo. Este mestrado aborda os conhecimentos mais recentes e as melhores práticas na gestão de organizações turísticas. Cobre áreas chave da Administração de Empresas de Turismo, tais como: Operações, Leadesrhip e Comportamento Organizacional, Finanças, Marketing e Qualidade. Inclui ainda outras áreas como, Economia do Turismo, Política e Estratégia, Gestão de Eventos e Atrações.

Objetivos

  • Transmitir conhecimento recente e as best-practices na gestão e desenvolvimento de organizações turísticas
  • Integrar os resultados da investigação e da prestação de serviços à comunidade com o propósito de estimular a inovação e a criação de novas formas de empresariado
  • Formar profissionais e investigadores com capacidade para assegurar a articulação entre o processo de gestão das organizações turísticas e um correto ordenamento do território
  • Desenvolver a capacidade de analisar situações e identificar problemas, visando a apresentação de soluções criativas e integradas

 

Logotipos PRR

 

Este curso, que integra o projeto “UAlg+Skills4All”, realiza-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Mais informação aqui.

Legislação Aplicável

Alterado em 2020 (Aviso 9693/2020, DR, 2ªs, n.º 124 de 29 de junho)

Propina anual e taxas 2024/2025

Candidatos nacionais: 

1.º ano curricular: 1100€

Restantes: 1100€

Candidatos internacionais*: 

1.º ano curricular: 2500€

Restantes: 1750€

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

Bolsas de Mérito

A Direção da Faculdade de Economia atribui Bolsas de Mérito aos alunos que ingressem no curso de Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas, consubstanciadas na isenção do pagamento de propinas. As condições de atribuição das referidas bolsas estão contempladas no Regulamento para a Atribuição de Bolsas de Mérito.

Para se candidatar à bolsa de mérito (curso completo), para além da candidatura online ao curso, é necessário preencher o boletim de candidatura e enviá-lo para o email femest@ualg.pt, juntamente com os documentos indicados no boletim.

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas".
 
Saídas Profissionais

Este curso prepara seus diplomados para ocupar vários cargos em organizações de turismo, tais como hotéis, campos de golfe, empresas de gestão de destinos turísticos, consultoria em turismo internacional e nacional, municípios e departamentos regionais de turismo.