Grupo de teatro Sin-Cera regressa ao ativo com “A Rapariga da Gabardina Amarela”

O Sin-Cera, grupo de teatro da Universidade do Algarve, regressa aos palcos, após 6 anos de interregno, no próximo dia 20 de abril, às 21h30, no Teatro das Figuras, em Faro, com a estreia da peça “A Rapariga da Gabardina Amarela”.

Constituído em 1990, o grupo de teatro universitário foi a plataforma de lançamento de inúmeros projetos culturais de qualidade, assumindo-se, durante vários anos, como a única companhia de teatro num raio de 200 quilómetros. Segundo o Sin-Cera, este grupo teatral já “formou cerca de 2500 estudantes na prática teatral e esteve na génese de grupos como a ACTA, o Al-Masrah ou a ArQuente. Para além de criações anuais, uma das suas funções mais importantes foi a formação, através da organização de cursos de iniciação teatral, cursos de luz e som para teatro e várias aulas abertas para a comunidade universitária.”

Inativo desde 2016, o Sin-Cera regressou em 2022 após convocatória espontânea de um grupo de alunos da UAlg , dando assim origem ao curso de formação 2022/2023, que conta com mais de três dezenas de inscritos e é dinamizado em parceria com a Mákina de Cena e com o Teatro das Figuras.

“A Rapariga da Gabardina Amarela”, encenada por Carolina Santos e baseada na obra homónima de Jon Fosse, assume-se como a representação física de crises de identidade, de abusos sexuais e de traumas sob a forma de uma rapariga com uma gabardina amarela. Na trama, um pequeno gesto leva a um rol de dissociações e projeções sobre quem se é e onde se está.

Os bilhetes, que têm um custo de 4 euros, estão à venda na bilheteira do Teatro das Figuras em teatrodasfguras.bol.pt