Conferência "Sombras do Film-Noir"

-
Campus de Gambelas - Sala de Conferências da Biblioteca António Rosa Mendes
Share

No próximo dia 4 de outubro de 2022, pelas 10h00, o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC em parceria com a Biblioteca da UAlg promove a conferência "Sombras do Film-Noir", a decorrer na Sala de Conferências da Biblioteca, no campus de Gambelas. No mesmo dia, às 12h00, também na Biblioteca de Gambelas, é inaugurada a exposição Crime e Pesadelo: O Film-Noir no Cinema de Hollywood (1941-1957), com curadoria do investigador do CIAC Jorge Carrega.

Pretende-se promover a cultura cinematográfica, junto da comunidade académica, no que diz respeito à história e ao legado do Film-Noir, um dos mais importantes ciclos cinematográficos de Hollywood. Mais do que um género cinematográfico, o Film-Noir revela-se, desde a década de 1940, um estilo através do qual inúmeros cineastas traduziram a sua visão pessimista da sociedade.

A conferência Sombras do Film-Noir conta com as intervenções dos investigadores do CIAC Ana Carvalho ("Disparem sobre o Pianista de François Truffaut: tributo e desconstrução do noir"), João Carvalho ("Seven - Os Sete Pecados Capitais de David Fincher - um caso de filme neo-noir"), Jorge Carrega ("Berlim, Paris, Hollywood: A identidade transnacional do Film-noir") e Marcelo Ribaric ("O cinema pós-noir asiático"); e com a participação especial de Jeffrey Childs (UAb), organizador do livro Espelhos do Film-Noir, que apresentará a comunicação "Motivos barrocos na arte visual do film noir". A moderação deste encontro estará a cargo da investigadora do CIAC Ana Isabel Soares.

O Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC visa promover a investigação, a reflexão teórica, o debate e a difusão do conhecimento em torno do cinema, visto a importância da 7ª arte na sociedade contemporânea. O Grupo é organizado em três linhas de pesquisa: “História(s) do Cinema em Portugal”; “Cinemas do Mediterrâneo” e “Cinema e outras Artes” e reúne investigadores e colaboradores do CIAC, entre eles Ana Isabel Soares, António Costa Valente, Ana Alexandra Carvalho, Caroline Govari Nunes, Hugo Martins, João Carlos Firmino Carvalho, Maria Botana Vilar, William Pianco, Sara Vitorino Fernandez, e Jorge Carrega (coordenador do grupo).

Mais informação em http://www.ciac.pt