19º aniversário da RUA FM traz novidades à emissão

A RUA FM, Rádio Universitária do Algarve, celebra no dia 28 de novembro o 19º aniversário com o lançamento de uma grelha de programação regular renovada e um novo site oficial no horizonte, entre outras novidades.

O Aniversário é celebrado com uma festa com entrada livre, este sábado dia 27 novembro às 22h00, na sala multiusos da Associação Recreativa e Cultural os Músicos (ARCM), um evento integrado no Festival SIGA.

A nova grelha regular da RUA FM entra em emissão no dia 1 de dezembro, com uma nova programação, mantendo a aposta na música, na cultura emergente e na informação. A época natalícia também estará presente na emissão, com jingles e separadores alusivos ao natal, embrulhados com boa disposição e músicas desta época festiva a cada sinal horário, em diferentes versões mais ou menos peculiares.

No decorrer do mês de dezembro será apresentado o novo site oficial da RUA FM, com outro design, diferentes funcionalidades, também ao nível do soundcloud com novos conteúdos nas áreas do entretenimento da e informação.

Outra novidade será disponibilizar um contacto WhatsApp para que os ouvintes possam gravar mensagens, responder a perguntas ou a concursos, para passar posteriormente na emissão e promover uma maior dinâmica e interação.

O objetivo é continuar a envolver o universo académico e a comunidade, participar na valorização e no crescimento de ambos, crescer simultaneamente, e ao mesmo tempo ser uma alternativa regional às rádios nacionais.

Ao longo último ano a RUA FM viu a equipa renovada, com a entrada de Alexandre Moura (jornalista com mais de 20 anos de experiência em vários órgãos de comunicação nacionais na área da televisão e imprensa escrita) para o cargo de coordenador de programas e informação, em novembro do ano passado, juntamente com a entrada de Susana Monteiro no início do último verão. Atualmente composta por dois elementos a tempo inteiro, a partir de dezembro a equipa será reforçada com a entrada de Pedro Figueiras, todos ex-alunos da Universidade do Algarve, licenciados em Ciências da Comunicação na ESEC.

Um ano depois de ter assumido a coordenação, Alexandre Moura destaca o empenho e o trabalho realizado durante um ano atípico e que resultou numa maior oferta de serviços, enquanto Associação Radio Universitária do Algarve, na área do vídeo ou da comunicação que permitiu reunir mais recursos para reforçar a equipa permanente da RUA FM.

“Enquanto associação vamos continuar a desenvolver projetos na área do vídeo e da comunicação ao nível externo, de forma a fortalecer os recursos da nossa rádio que é a alma deste projeto”, refere o coordenador, que destaca também o trabalho desenvolvido “no fortalecimento ao nível de parcerias e protocolos com as instituições da região, como por exemplo com o IPDJ, que foi estabelecido pela primeira vez um protocolo, que resultou em diversas parcerias e apoios diretos aos jovens estudantes da UAlg que colaboram connosco”.

Para alem da equipa permanente, a RUA FM conta com cerca de 40 voluntários que participam e colaboram nos vários momentos que compõem a grelha de programação, nas diferentes emissões diárias, em rubricas ou programas de autor. Um número que parece continuar a aumentar.

“Neste início de ano letivo estamos a registar uma afluência de alunos acima da média e em número recorde, neste momento estamos em fase de formação e alguns já se estrearam em novembro. É uma enorme satisfação vê-los crescer, até porque somos uma rádio laboratório, não descurando a qualidade do trabalho final que pretendemos apresentar aos nossos ouvintes”, salienta.

Com os olhos postos no futuro, em 2022 a RUA FM celebra duas décadas de existência, um momento que vai ser assinalado com várias iniciativas, em termos de emissão será apresentada uma nova paisagem sonora, como novos jingles, separadores, conteúdos, entre muitas outras surpresas e novidades.

Susana Monteiro

“A RUA deu-me muitas oportunidades, é excelente para aprender mais na área da rádio e crescer como profissional”.

Pedro Figueiras

“É um sentimento de realização enorme poder ajudar jovens que são exatamente como eu era, antes de subir a ‘via’ pela primeira vez. A RUA dá a oportunidade de aprender e errar a quem quer iniciar-se e isso é a maior ajuda que um jovem comunicador pode ter”.

Programas a estrear em dezembro:

Viver Melhor Com Menos

Ideias para uma vida minimalista, a organização da casa e o Bem-estar.

domingo | 11h e 19h

Com a Consultora da Desordem, Catarina Flôr de Lima

RUA da Europa

Os jovens da Europa em destaque na tua RUA