Apresentação

A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (FEUALG) iniciou a sua actividade em 1982 e  é atualmente responsável pelos cursos de 1º ciclo/licenciatura em Gestão de Empresas, Economia e Sociologia.

A FEUALG oferece também  onze cursos de 2º ciclo/mestrado (Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional,  Economia da Inovação e Empreendedorismo, Economia Financeira, Gestão, Gestão Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão de Organizações Turísticas, Gestão de Unidades de Saúde,  Finanças Empresariais, Contabilidade, e Sociologia) e cinco programas de 3ºciclo/doutoramento (em Turismo, em Gestão da Inovação e do Território, em Ciências Económicas e Empresariais, em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão, e em Socilogia - em consórcio com outras universidades). Num esforço de internacionalização, alguns destes cursos (quatro mestrados e quatro doutoramentos) são inteiramente lecionados em língua inglesa e recrutam um número considerável de estudantes estrangeiros.

Em conformidade, as actividades de investigação, há muito desenvolvidas em contexto internacional,  centram-se nas áreas de Economia, das Ciências Empresariais e das outras Ciências Sociais, concretamente nos domínios do Turismo, dos Recursos Naturais, do Planeamento e Desenvolvimento Regional, dos Métodos Quantitativos, da Economia da Inovação, da Economia Financeira e Internacional, das Finanças, do Marketing, da Sociologia, da Gestão e do Direito.

A FEUALG está inserida no Campus Universitário de Gambelas e na zona de influência do Parque Natural da Ria Formosa, a cerca de 3 kms do aeroporto e a 5 kms do centro da cidade de Faro.

À sua localização privilegiada, acresce um conjunto de modernas infra-estruturas de apoio à formação e à investigação. O edifício da FEUALG dispõe de nove salas de aulas, cinco anfiteatros, uma sala de atos, um auditório e dois laboratórios de informática com 90 computadores. Todos esses espaços, equipados com meios informáticos de projeção, são adequadamente dimensionados  para os cursos de licenciatura e para os cursos de  mestrado e doutoramento. A FEUALG afeta, também,  instalações diversas ao funcionamento de  duas unidades de Investigação, avaliadas com as classificações de Muito Bom pela Fundação da Ciência e Tecnologia: CIEO-Centro de Investigação  sobre o Espaço e as Organizações, e CEFAGE- Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia.

Os estudantes dispõem de um conjunto de serviços prestados pelo  Secretariado Geral e de Apoio aos Cursos de 1º Ciclo, pelo Secretariado de Apoio aos Cursos de 2º Ciclo, pelo Secretariado de Apoio aos Cursos de 3º Ciclo, pelo Núcleo Pedagógico da Associação Académica, pela Junior Consulting FEUAlg, pela Associação de Pós-graduados da Faculdade, pelo Gabinete de Apoio ao Estudante Estrangeiro, e pelo Centro de Informática. A FEUALG disponibiliza, também, nas suas instalações, o acesso direto a 3 máquinas fotocopiadoras digitais, a um serviço de bar e a várias máquinas de venda  de alimentos e bebidas.

Em reforço de uma imagem de seriedade, de rigor, de sobriedade, de dinamismo e de liderança na inovação, a Faculdade tem vindo a desenvolver um esforço contínuo de reflexão sobre os cursos que oferece, sobre os processos de ensino/aprendizagem dos conhecimentos que ministra, sobre a natureza e a relevância da investigação que pratica, sobre o grau de envolvimento de outras instituições na sua atividade, sobre as suas perspetivas de desenvolvimento e sobre a sua própria cultura organizacional.
 
O conhecimento acumulado que a FEUALG possui da realidade sócioeconómica, aliado às fortes ligações que mantém com o tecido empresarial e com a administração pública são a garantia de que a Faculdade de Economia procura adequar o ensino universitário ao mercado de trabalho e a sua investigação às necessidades técnico-científicas da sociedade atual.